Cobrança adicional é aplicada às contas de luz quando o custo de produção de energia no país aumenta. Bandeira tarifária vermelha patamar 2 é a mais cara do sistema.
É melhor os consumidores irem preparando o bolso e economizar energia, porque o mês de setembro, continuará com a bandeira vermelha, patamar 2. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo a agência, o mês de agosto, que está chegando ao fim, manteve o estado crítico dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país. Com isso, o custo de cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumido continua sendo de R$9,492.
O motivo da alta, é por conta dos baixos níveis das bacias hidrográficas que continuou entre os mais críticos do histórico. Em períodos de seca, e consequente baixa nos níveis dos reservatórios, é necessário captar energia de outros tipos de usina, como as termelétricas.
As termelétricas são um tipo de usina gera energia a partir de combustíveis fósseis, como diesel e gás. Além de ser mais poluente, é mais cara. Por isso, quando as termelétricas são acionadas, o custo da geração de energia aumenta e a bandeira tarifária muda.
Por isso, fique atento algumas dicas importantes do dia dia para economizar e reduzir o valor da conta de luz:
- Aproveite a iluminação natural;
- Adote cores claras nos ambientes;
- Use lâmpadas fluorescentes ou de LED;
- Tire os eletrônicos da tomada;
- Diminua a troca de calor na geladeira;
- Reduza o uso do ferro de passar roupas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário