Criança de 10 anos com autismo escreve livro e dá exemplo de superação em Apuiarés, no Ceará - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Criança de 10 anos com autismo escreve livro e dá exemplo de superação em Apuiarés, no Ceará

A família agora tenta conseguir recursos para conseguir publicar o livro do pequeno.

📷Foto: Notícias de Pentecoste

“O Pinguim que queria voar”. A frase, que dá título ao livro, conta a história de superação do pequeno Renato. O garoto tem autismo e falou sobre o que inspirou a escrever o seu o livro.


Com apenas 10 anos de idade e diagnosticado com autismo, quer realizar um sonho: escrever um livro e publicá-lo. Com a ajuda da mãe, o menino que mora no município de Apuiarés, no Ceará tenta conseguir atingir esse objetivo e tem apresentado avanços no desenvolvimento desde então.


Além de desenvolver o enredo da história, Renato também fez desenhos que ilustram o livro: "Me perguntam como eu consigo fazer tantos desenhos bonitos, mas é só pensar o que eu quero desenhar e aí, vou, desenho está pronto", diz o menino.


Renato tem o acompanhamento diário da mãe em tudo  que faz. Pelo fato de ainda não saber ler e escrever, ela conta com ajuda da professora de reforço que transcreve as histórias que ele mesmo cria: "Ele conta as histórias e a professora de reforço dele transcreve", relata a mãe, orgulhosa.


"Essa história é extremamente significativa não só pelo autismo, mas principalmente pelo crescimento que essa construção proporcionou a ele. Trouxe mais confiança, liberdade e autonomia", comemora a mãe.


A mãe de Renato, dona Sandra conta que está à procura de ajuda, patrocinadores, pessoas que acreditam no garoto e em seu potencial. No momento, segundo ela, não teve ajuda de ninguém.


Pelo fato do menino passar o dia criando histórias, a família não tem condições de arcar com os materiais desenho, como lápis de cor, giz de cera, canetas colidas folhas dentre outros.


Renato possuía uma bicicleta de segunda comprada pelos pais, porém, o transporte teve que ser vendido para quitar as dívidas de energia elétrica que estavam atrasados. Isso foi necessário segundo a mãe, porquê o menino está realizando atividade com pinturas e desenhos a toda hora, e seria praticamente impossível para ele criar algum conteúdo no escuro.


As páginas do livro “O Pinguim que queria voar”, escrito por Renato, não trazem só uma história de ficção, mas também revelam uma vida marcada pela paixão de ler e escrever. 


Acompanhe a reportagem completa gravada na tarde da última quarta-feira (30), na casa do menino no município de Apuarés.





Um comentário:

  1. Parabéns ao Renato e sua mãe! Certamente o Renato vai conseguir fazer seus livros e vai conquistar tudo o que sonhar. O desenho de pinguim que ele mesmo criou poderia já estar nesta matéria. Renato, já somos seus fãs!

    ResponderExcluir

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!