Nonato Furtado* |
Hoje, já é bem perceptível para a maioria das comunidades nas quais o PRECE está inserido, 08 municípios e diversas comunidades, que ele é muito mais que um pré-vestibular. Pois, além da área de educação, suas ações se estenderam para as de controle social/participação popular e desenvolvimento local.
Durante todo esse período, tivemos muitos marcadores temporais que sinalizaram o crescimento do movimento. Foram muitos os atores sociais que contribuíram de formas e níveis diferentes para o PRECE ser o que é atualmente. Cada gesto, cada palavra de apoio, cada livro doado, cada oração feita em prol dos que militam nessa causa e cada lágrima derramada têm sua importância em nossa história, embora, muitas vezes, não consigamos perceber essa importância.
Agora, temos mais um marcador temporal: a grande mobilização para apoiar os estudantes que irão fazer o ENEM 2010. Nos anos anteriores, por ocasião do vestibular, fazíamos esse evento em Fortaleza, que tinha no roteiro: apoio psicológico, relaxamento, café da manhã, orientações gerais e deslocamento aos locais de prova. Os universitários serviam café da manhã aos vestibulandos na ocasião. Esse gesto é rico em simbolismo e tem sua razão de ser.
O evento desse ano acontecerá dia 06/11/10, das 08h00 às 11h00, no Ginásio Carneirão em Pentecoste. Temos aproximadamente 550 estudantes inscritos e queremos mobilizar mais de 100 universitários, além dos pais, familiares e apoiadores. Essa mobilização é a única em todo estado com essa envergadura. Pois, além das palavras motivacionais e orientações gerais para a prova, um almoço gratuito será servido pelos universitários e cada estudante receberá um kit ENEM contendo: camisa, garrafa d’água, chocolate e caneta.
Mais uma vez, o PRECE realiza este gesto, que nos anos seguintes poderá ser multiplicado por estes estudantes e por outras instituições em diferentes lugares do Ceará e, quem sabe, do Brasil. Sabemos, portanto, que esses gestos nos deixam muitas lições. Parafraseando o poeta, dizemos: a educação não transforma o mundo, quem transforma o mundo são as pessoas, a educação só transforma as pessoas. Assim, acreditamos que esses gestos continuarão deixando grandes lições na história desse movimento.
*Professor de Língua Espanhola e Portuguesa - IFCE
Mestrando em Linguística - UFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário