Por que é tão difícil punir os corruptos? - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

domingo, 25 de abril de 2010

Por que é tão difícil punir os corruptos?

Por que é tão difícil punir os corruptos?
Não parece algo praticamente impossível?
Por que eles não ficam presos?

Entra ano e sai ano, escândalos não faltam no noticiário. A corrupção está diminuindo ou aumentando? As ações das instituições para combater esse mal são eficazes?
Negócios ilegais, desvios, propinas, gravações clandestinas, favorecimento, lobbies, extorsão, grampos... Por mais extenso que seja o vocabulário dos casos de corrupção, a população brasileira já está familiarizada com a maior parte desses termos, freqüentes na descrição das denúncias e das investigações relacionadas a esses casos.

E, por mais denúncias que surjam, por mais prisões preventivas ou temporárias que a polícia efetue, com ou sem algemas, espetáculos ou clima de show em CPIs, a "criatividade" dos corruptos parece não ter fim. Há sempre uma nova maneira de burlar as regras e agir ilicitamente. O canal que liga os cofres públicos ao bolso dos corruptos parece constantemente ativo.

Para Wálter Maierovitch - fundador e presidente Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais, especialista em questões de combate à corrupção, juiz aposentado e ex-secretário nacional Antidrogas da Presidência da República – “o combate à corrupção no Brasil merece nota 10”, porque a fiscalização é imperfeita. “Muitos dos casos que são apresentados à sociedade são apenas ‘uma gota no oceano’”.

Na opinião do especialista, “a pior corrupção está na política, porque a política é um órgão de poder. E a corrupção priva e tira a legitimidade das instituições democráticas e acaba com a própria democracia. Por isso combater a corrupção é lutar pela democracia e há a necessidade de uma luta permanente”.

Além, disso, Maierovitch afirma que é “praticamente impossível" punir corruptos no Brasil. “Em 40 anos, o STF nunca mandou um político para a cadeia”. O Brasil não conta com um sistema nem grupos especializados no combate à corrupção. Sem falar do atual sistema judiciário, que favorece a corrupção no país.

Enfim, por que é tão difícil punir os corruptos? Por que eles não ficam presos?
Fonte:http://www.meionorte.com/jorgelubenow,por-que-e-tao-dificil-punir-os-corruptos,57543.html

Um comentário:

  1. Tá bem explícito e muito bem identificado. A classe política e o poder judiciário se perpetuam, sempre um dando cobertura ao outro. Isto sempre fez parte da história e a plebe (nós trabalhadores pés-de-chinelo) se mata de trabalhar pra sustentar estes cleros, que quando um dia resolverem prestar, mudará a cara deste país, botando bandidos na cadeia e trabalhadores em seus postos, com bons salários e dignidade!!!!

    ResponderExcluir

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!