Açude Pereira de Miranda: O Cartão Postal de Pentecoste Entre a Beleza e a Desafios - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 6 de março de 2024

Açude Pereira de Miranda: O Cartão Postal de Pentecoste Entre a Beleza e a Desafios





O Açude Pereira de Miranda, carinhosamente chamado de "Pereirão", ostenta o título de cartão postal de Pentecoste, Ceará. Com seus 67 anos de história, ele transborda beleza e importância para a região, garantindo a segurança hídrica de milhares de pessoas e impulsionando a economia local. No entanto, por trás da beleza estonteante, o Pereirão enfrenta desafios que exigem atenção e medidas urgentes.



Em 6 de março de 2024, o açude atingiu 18% de sua capacidade, equivalente a 69 milhões de metros cúbicos de água. Apesar de estar abaixo da metade de sua capacidade total, este volume representa um alento para os produtores rurais, pescadores e para a economia do município de Pentecoste. A água do açude irriga plantações, garante o sustento de famílias que vivem da pesca e contribui para o desenvolvimento da região.



O vídeo acima captura a beleza estonteante do Pereirão, com suas águas cristalinas e paisagens exuberantes. As imagens comprovam que o local possui um potencial turístico enorme, capaz de atrair visitantes de todo o Brasil e do mundo.



Infelizmente, a beleza do Pereirão é manchada por problemas sérios. O lançamento de dejetos de um bairro inteiro nas águas do açude causa grande poluição. A falta de manutenção e o descaso das autoridades agravam a situação, colocando em risco a saúde do manancial e a qualidade de vida da população.



O turismo, que poderia ser uma importante fonte de renda para o município, não recebe o devido apoio. A falta de investimentos em infraestrutura, divulgação e promoção do local impede que o Pereirão alcance seu potencial máximo como destino turístico.



Diante dos desafios, é fundamental a mobilização da comunidade, autoridades e órgãos competentes para a recuperação e preservação do Açude Pereira de Miranda. Ações como:Implementação de um sistema de tratamento de esgoto para evitar a poluição das águas;
Realização de campanhas de conscientização sobre a importância da preservação do açude;
Investimento em infraestrutura turística, como a construção de mirantes, áreas de lazer e restaurantes;
Promoção do Pereirão como destino turístico em feiras, eventos e mídias sociais.



O Açude Pereira de Miranda é um patrimônio natural e cultural de Pentecoste. Sua beleza e importância para a região exigem medidas urgentes para garantir sua preservação e desenvolvimento. Através da união de esforços e da implementação de ações eficazes, o Pereirão poderá superar os desafios e se tornar um símbolo de sustentabilidade, beleza e prosperidade para o município.

Por Zé da Legnas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!