Lula e Camilo anunciam retomada de obras inacabadas em mais de 3,5 mil escolas - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 13 de maio de 2023

Lula e Camilo anunciam retomada de obras inacabadas em mais de 3,5 mil escolas

O presidente também assinou a criação de um programa que vai aumentar em mais de 1 milhão o número de estudantes em escolas de tempo integral no país.

📷Foto: Kid Júnior/ Sisyema Verdes Mares

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, na tarde desta sexta-feira (12), o Pacto Nacional de Retomada de Obras na Educação Básica. A medida provisória possibilitará a conclusão de mais de 3,5 mil obras de infraestrutura escolar que estão paradas ou inacabadas. A assinatura aconteceu na cidade do Crato, na região do Cariri do Ceará. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas.


A medida provisória deve investir quase R$ 4 bilhões entre 2023 e 2026. Com a conclusão das obras, estima-se a abertura de aproximadamente 450 mil vagas nas escolas públicas.


As obras equivalem a 1,2 mil novas creches e pré-escolas, mil escolas de ensino fundamental, 1,2 mil quadras esportivas, 86 reformas ou ampliação e 40 escolas profissionalizantes.


Ainda no Crato, o presidente participou da inauguração do Centro de Educação Infantil Moacir Soares de Siqueira.


Escolas em tempo integral


Pela manhã, o presidente esteve em Fortaleza, onde assinou a criação de um programa que vai aumentar em mais de 1 milhão o número de estudantes em escolas de tempo integral no país.


De acordo com o Ministério da Educação, serão repassados R$ 4 bilhões a estados e municípios para ampliação das vagas em tempo integral, ou seja, com jornada superior a sete horas diárias. Os gestores vão definir em que nível escolar as vagas serão implantadas (creche, ensino médio etc)


O programa foi instituído por meio de Medida Provisória que vai passar por votação no Congresso


"Não existe nenhum país que conseguiu se desenvolver sem antes investir na educação. Investir na educação não é só colocar uma criança na escola, é investir na educação fundamental, ensino médio e superior", afirmou o presidente.


Ainda conforme o MEC, os recursos serão transferidos para gestões estaduais e municipais considerando o número de matrículas acordadas com o Ministério da Educação.


Em Fortaleza, pela manhã, Lula visitou a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Johnson, no Bairro Luciano Cavalcante. No local, ele conversou com alunos e professores, e conheceu projetos de uma feira de ciências.


Lula estimulou que os alunos aperfeiçoem os projetos, façam a patente e industrializem as peças. "Vai ser um presente para a mãe de vocês quando vocês passarem no Enem, patentearem e levaram para a indústria", disse.


Ao visitar os estandes de projetos realizados por alunos, acompanhando por autoridades do estado, Lula conversou com uma estudante de 16 anos e, inicialmente, perguntou idade, em que ano ela estava e, na sequência, qual curso superior ela gostaria de fazer. Ao ouvir que a aluna pretendia fazer medicina, ele respondeu: "quando você fizer medicina eu vou ficar doente".



g1ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!