Corpo de Bombeiros resgata maior cobra jiboia no Eusébio CE, em 2023 - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 27 de março de 2023

Corpo de Bombeiros resgata maior cobra jiboia no Eusébio CE, em 2023

Após o resgate da jiboia, esta não apresentou ferimentos. De acordo com orientações do Núcleo Regional de Ofiologia da UFC (NUROF), se soltou em seu habitat natural, em uma Área de Proteção Ambiental em Aquiraz-CE. 

📷Foto: Corpo de Bombeiros/ Reprodução

Corpo de Bombeiros resgata maior cobra jiboia no Eusébio CE, em 2023, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13). Nesse sentido, o salvamento 02 resgatou a maior cobra jiboia no Eusébio.

A princípio, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou o salvamento 02, por volta das 14h15, da tarde desta sexta-feira (24). Imediatamente, a 2ª Companhia de Busca e Salvamento seguiu para o resgate da cobra Jiboia de grande porte, na Rua Antônio Sá e Silva.

De acordo com o 1º Ten. Thiago Alves Brasileiro, comandante do salvamento 02, “dois trabalhadores que limpavam o terreno, ao lado de um condomínio residencial, avistaram a cobra procurando abrigo próximo ao muro”. Ainda assim, “a jiboia resgatada pela composição tem 2,5m de comprimento e pesa 18kg e não apresentava nenhum ferimento”, informou o comandante do socorro.

As jiboias

Primeiramente, as jiboias são répteis da família Boidae, na qual se encontram as maiores serpentes do planeta. Bem como, a jiboia, considerada a segunda maior espécie do território nacional, atrás somente da sucuri, apesar de serem temidas pelo seu grande porte, as jiboias normalmente, não são animais tão perigosos, em razão de não serem peçonhentas. Contudo, podem atacar se foram ameaçadas.

Em outras palavras, se trata de um animal carnívoro que mata suas presas comprimindo o corpo dessas. Em síntese, seu nome científico é Boa Constrictor. O termo constrictor está relacionado com uma capacidade dessa serpente de matar a presa pela constrição de seu corpo.

Após o resgate da jiboia, esta não apresentou ferimentos. De acordo com orientações do Núcleo Regional de Ofiologia da UFC (NUROF), se soltou em seu habitat natural, em uma Área de Proteção Ambiental em Aquiraz-CE. Do mesmo modo, o local mais adequado para a soltura é em ambiente de proteção ambiental próximo a água, longe de pessoas e de residências.

Como também, a Lei Ambiental protege estes animais silvestres.

Por fim, atuaram na ocorrência: 1º Ten. Brasileiro, soldado Armando, soldado Lucas e soldado Cristiano Silveira, na viatura Auto Salvamento 74 (AS-74), da 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCBS/BBS).


CBMCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!