Os pentecostenses estão na expectativa da sangria do açude São Mateus, em Canindé. O reservatório está há poucos centímetros de atingir 100% da sua capacidade total. Quando isso ocorrer, as águas virão diremante para o Pereira de Miranda.
As boas precipitações que acontecem nos últimos meses no Estado do Ceará nos garante uma situação mais confortável do que em anos anteriores. A região que, nos últimos anos, vinha sendo a com menos aporte, nesta quadra começa a ganhar mais recarga. Hoje nós podemos dizer que a situação hídrica do Estado, para o abastecimento humano, é confortável. Ainda temos alguns municípios que precisam de mais atenção, mas no geral a situação é bem melhor do que nos últimos anos.
O blog Notícias de Pentecoste informa ao seus leitores, que atualmente, mais de 30 açudes estão sangarndo no Ceará. Mais da metade (56,05%) dos reservatórios de água no Estado estão com níveis de abastecimento acima dos 50% do total.
O açude Pereira de Miranda, um dos maiores do estado, que abastece o município de Pentecoste, na região Norte do Ceará, com população estimada em 37.853 habitantes, encontra-se atualmente, com apenas 11,55% da sua capacidade total de armazenamento. Isso representa aproximadamente 41,57 hm³. Sua cota está em 47,72 m e a vazão de perenizarão está em 60,00 L/s. Os dados foram atualizados nesta segunda-feira (6) e estão disponíveis no Portal Hidrológico da Cogerh. Abastecimento, contudo, está garantido.
Os pentecostenses estão na expectativa da sangria do açude São Mateus, em Canindé. O reservatório está há poucos centímetros de atingir 100% da sua capacidade total. Quando isso ocorrer, as águas cairão diremante no Pereira de Miranda. Nesse momento, o reservatório está com 96,90% da sua capacidade total de armazenamento. Isso representa aproximadamente 10,01 hm³. Sua cota está em 190,84 m e a vazão de perenizarão está em 00,00 L/s.
As bacias mais ao norte, como as de Acaraú, Coreaú e Litoral, registram volumes acima de 70% da capacidade. Já as bacias do Banabuiú, no Sertão Central do Estado e dos Sertões de Crateús registram volumes inferiores a 17%, devido aos repetidos cenários de seca e faltas de chuvas expressivas dos últimos anos.
De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) 38 açudes estão com volume acima de 90% e 60 reservatórios com volume inferior a 30%. O volume total no Ceará é de 34,24%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário