Incêndio destrói vegetação, mata animais e assusta moradores da zona rural de Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Incêndio destrói vegetação, mata animais e assusta moradores da zona rural de Pentecoste

O Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará foi acionado para atender a ocorrência. Somente nesta terça, uma guarnição do destacamento de Itapipoca, chegou pela manhã para fazer o debelar as chamas no local. O incêndio além de trazer prejuízos ao meio ambiente, também causa danos à sociedade, em especial na saúde pública.

Bombeiros trabalhavam arduamente para combater as chamas  📷Foto: LUAN RODRIGUES/ Notícias de Pentecoste


Um incêndio de grandes proporções atingiu uma vegetação seca por volta do meio dia de segunda-feira (12) na zona rural do município de Pentecoste, no interior do Ceará. Até a manhã desta terça-feira (13) bombeiros lutavam para controlar as chamas. Moradores ficaram assustados com a destruição.


Segundo informações de populares, o incêndio ocorreu de forma acidental, quando um idoso teria feito uma coivara, pela manhã e o fogo se espalhou rapidamente, destruindo vários hectares de vegetação seca na região. Populares informaram a reportagem do Blog Notícias de Pentecoste que esteve em loco acompanhando o caso, que animais da fauna morreram e todo o capim brequado que tinha para os animais foram consumidos pelo fogo.


Moradores disseram que minutos após o fogo se alastrar, procuraram ajuda da gestão municipal para ajuda-los a combater as chamas, mas, nada foi feito por parte do Poder Público Municipal.


O Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará foi acionado para atender a ocorrência. Somente nesta terça, uma guarnição do destacamento de Itapipoca, chegou pela manhã para debelar as chamas do local. Os militares lutam arduamente com ajuda da população para controlar o fogo. Devido ao vento forte, as chamas se alastram rapidamente, fazendo com que o trabalho seja mais cansativo. Até o início da tarde de hoje, a guarnição do Corpo de Bombeiros 


A principal causa é devido ao período de estiagem (sem chuva) e o tipo da vegetação existente no estado (Cerrado). Além de trazer prejuízos ao meio ambiente, ela também causa danos à sociedade, em especial na saúde pública.


Apesar dos estragos causado pela queimada, ninguém ficou ferido e os animais de criação que estavam nas proximidades do fogo, foram retirados as pressas pelos moradores e levados para um lugar seguro.


Dicas para evitar queimadas

>> Nunca jogar resto de cigarro ainda acesso, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;


>> Para as pessoas que viajam bastante evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;


>> Em caso de acampamentos a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça possam iniciar um incêndio florestal;


>> Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas e por isso não soltá-los é uma maneira de evitá-las;


>> Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;


>> Próximo às estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (Limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.


No Estado do Ceará, a grande maioria dos incêndios em vegetação é por ação humana, onde destes, 69,1% dos incêndios florestais são causados por incendiários, ou seja, intenção de queimar. Lembrando que incêndio florestal é um crime ambiental tipificado no Código Florestal.


O Ceará é o quarto estado do Nordeste que mais registrou focos de queimadas em 2022, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). De acordo com o INPE, o estado registrou 311 focos de queimadas entre janeiro e início de setembro.


Em primeiro lugar aparece o Maranhão com 9.197 focos, seguido pelo Piauí (3.613 focos) e Bahia (3.516).


De acordo com o Corpo de Bombeiros é comum o aumento no número de incêndios no segundo semestre do ano, já que as chuvas diminuem e os ventos contribuem para a propagação dos focos.


Como as queimadas são combatidas?

Existem formas de evitar que o fogo se espalhe sem controle, além das políticas de fiscalização dos órgãos ambientais, missão ligada principalmente ao Ibama. Existem pelo menos três técnicas para incêndios legais:


>> Aceiros: abrir espaços sem vegetação ao redor da área a ser queimada. Uma estrada, por exemplo, impede que o fogo se alastre além dos limites;


>> Contrafogo: colocar fogo em uma outra área, para desviar o direcionamento do incêndio. Além disso, é possível botar o fogo em direção contrária ao vento, por exemplo;


>> Brigadistas: estruturas do Corpo de Bombeiros e de comunidades locais nas quais brigadistas são treinados para combater o fogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!