As manutenções dos sistemas são gerenciadas pela Secretária dos Recursos Hídricos, com apoio das prefeituras municipais.
Visando construir uma maior sustentabilidade na implantação dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD), a Secretaria dos Recursos Hídricos mantém de forma efetiva e ativa a manutenção dos sistemas implantados na zona rural cearense.
Na última quinta-feira, 28 de abril, Dia da Caatinga, as técnicas do PAD Liduína Carvalho e Rosana Frota, acompanhadas da engenheira do Ministério do Desenvolvimento Regional, Maria Luiza, visitaram a comunidade Martins Jurema, no município de Pentecoste, para fiscalizar e acompanhar o gerenciamento do dessalinizador da comunidade. A líder comunitária Maria Helena agradeceu a visita e todo o auxílio oferecido pelo Programa. “Hoje em dia é muito difícil um Programa que depois de entregue tenha acompanhamento. E o Água Doce é diferenciado. O pessoal da secretaria nos ajuda sempre que é preciso e é desse sistema que nós temos água para beber, água pura e boa pra saúde”, comemora Helena.
As manutenções dos sistemas são gerenciadas pela Secretária dos Recursos Hídricos, com apoio das prefeituras municipais. Ao todo, foi investido R$ 1,2 milhões de recurso estadual para o acompanhamento.
O Programa Água Doce visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. Considerado uma medida de adaptação às mudanças e em uma situação de crise de saúde, como o combate ao Coronavírus, o PAD se tornou um grande aliado do Governo do Estado e das comunidades beneficiadas. No Ceará foram implantados 252 sistemas em 44 municípios.
(*) Com informações da SHR/ Governo do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário