Pescador é atacado por enxame de abelhas em Aracoiaba-CE - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Pescador é atacado por enxame de abelhas em Aracoiaba-CE

O pescador e alguns amigos estavam em um lago, quando acabaram esbarrando acidentalmente no enxame de abelhas e foram atacados.

📷Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Um pescador foi atacado por um exame de abelhas, na tarde desta quarta-feira (4), no município de Aracoiaba, no Maciço de Baturité.


O homem relatou aos agentes do Corpo de Bombeiros que ele e alguns amigos estavam em um pequeno lago na localidade de Encosta, quando acabaram esbarrando acidentalmente no enxame de abelhas e foram atacados.


O pescador identificado como sendo Pedro dos Santos, estava caído perto de uma árvore, porém, consciente e apresentava um sangramento na boca, conforme os bombeiros. Os amigos do rapaz conseguiram escapar das picadas. 


Um agente do Corpo de Bombeiros caminhou cerca de 400 metros com um pescador nas costas, e o levou  para um local seguro pelo agente ele foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde recebeu atendimento médico. O estado de saúde de Pedro não foi divulgado.


O que fazer em caso de ataque de abelhas africanizadas


O Corpo de Bombeiros reforça e alerta que as abelhas são agressivas quando se sentem ameaçadas. Portanto, muito cuidado ao avistar um enxame de abelhas. Ruídos, cheiro forte (evitar perfume), tremores, vibrações, movimentos rápidos chamam a atenção delas. Todavia, quando o ataque é desencadeado, as abelhas atacam indiscriminadamente a todos que estiverem nas redondezas.  Entretanto, os sintomas na pessoa picada podem variar de vermelhidão local a morte, dependendo do número de picadas e da sensibilidade da pessoa ao veneno da abelha. Aconselha-se procurar assistência médica o mais rápido possível.


Algumas dicas de como proceder em caso de ataques:


– Sempre, afaste-se da colmeia o mais rápido possível e sem fazer barulho;


– Caso seja atacado. Fuja, se conseguir, corra dentro de alguma plantação realizando zig-zag. E só pare quando tiver certeza absoluta que elas não estão mais atrás de você;


– Não tem um plantação por perto nem um ambiente aberto que permita a corrida? Se tiver algum rio ou piscina, mergulhe. Uma das formas mais clássicas de evitar um ataque desses é indo para baixo da água.


– Quando já estiver protegido, socorra quem estiver sendo atacado com uma coberta ou algo parecido, ou a uma distância segura, onde já não se observem abelhas sobrevoando;


– Se a vítima receber grande número de picadas, chame o serviço de emergência médica para que a pessoa atacada receba os devidos cuidados;


– Independentemente do número de ferroadas, se estiver se sentindo mal (queda de pressão, falta de ar, aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo ou outro sintoma), procure atendimento médico imediato. Você pode ser alérgico e precisará de atendimento rápido.


Primeiros socorros


Quando a pessoa já estiver em segurança, fora do raio de ação das abelhas, recomenda-se proceder conforme descrito abaixo:


– Retirar imediatamente os ferrões para evitar que todo o veneno seja injetado na vítima. Para isso, não utilizar o dedo ou pinça, a fim de não comprimir a bolsa de veneno. Recomenda-se retirar os ferrões com o auxílio de uma lâmina de canivete ou faca, raspando cuidadosamente rente à pele;


– Lavar abundantemente os locais atingidos com água corrente, sem esfregar a pele para não espalhar mais rapidamente o veneno;


– Aplicar bolsas de gelo no local das picadas para diminuir o inchaço.


– Aplicar no local das ferroadas, sem esfregar, uma pomada com antialérgico e analgésico para amenizar as dores.


– Nos casos de pessoas alérgicas e nos pacientes que não estão passando bem, procurar atendimento médico com urgência.


Dicas para os apicultores


Em áreas urbanas se deve evitar ao máximo a instalação de colmeias. Ao instalar o apiário, recomendamos que o apicultor deve observar as seguintes distâncias mínimas de habitações, estradas, animais presos e locais de circulação de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!