Situação hídrica do Ceará é a melhor desde 2013, diz SRH - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 26 de abril de 2022

Situação hídrica do Ceará é a melhor desde 2013, diz SRH

O balanço parcial dos reservatórios no estado já teve um crescimento expressivo se comparado a igual período de 2021, saltando de 12 açudes sangrando para, pelo menos, 33.

;
📷Foto: Reprodução

Os 155 açudes monitorados no Ceará acumulam 34,6% de volume de água. O resultado é a melhor reserva hídrica desde setembro de 2013, de acordo com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH). Em junho de 2020, o volume chegou a 34,51%.


A quantidade de reservatórios sangrando no estado já é mais que o dobro do mesmo período no ano anterior. Atualmente, são pelo menos 33 açudes sangrando e oito açudes acima de 90%. Na manhã desta segunda-feira, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) confirmou o 34º açude que sangrou. Isso já garante o ano de 2022 como um dos melhores anos de aporte hídrico da última década. Em igual período de 2021, apenas 12 açudes estavam sangrando.


O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, frisou que o mês de março apresentou chuvas acima da média, principalmente da região do Cariri, o que melhorou o nível do Açude Castanhão, o maior açude da América Latina.


“Nós temos a situação de abastecimento hídrico garantida e com as chuvas, até o fim de maio, essa situação pode ficar ainda mais confortável”, disse o titular da SRH. Ele ressalta ainda que apesar do índice hídrico atingir bons números, é importante destacar que a situação ainda precisa de cuidados.


“Algumas regiões do nosso estado, como o Sertão Central/Banabuiú, não tiveram bons aportes. A Bacia do Banabuiú se encontra com apenas 8%. A gestão hídrica do Ceará, através do Grupo de Contingência, segue monitorando e definindo ações para que todas as regiões fiquem seguras”, complementa Teixeira.


Reservatórios


O Açude Orós é o que possui o melhor volume dos três maiores do Ceará. Atualmente, o índice é de 46,21%, o melhor desde 28 de setembro de 2014. Já o Castanhão, com 19,61% de volume, ainda não possui garantia para o abastecimento de todos os usos.


“Por outro lado, melhoramos muito a garantia para o abastecimento humano da Região Metropolitana de Fortaleza”, garante Teixeira. O reservatório atingiu a melhor marca desde 17 de julho de 2015, sendo, inclusive, o que ganhou maior recarga nesta quadra chuvosa, com mais de 600 milhões de m³ aportados.


Já o Banabuiú, terceiro maior açude do Ceará, apresenta cenário mais delicado.



g1ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!