Restrição a caminhões afeta 11 ruas de Pentecoste; alguns motoristas se sentem prejudicados - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Restrição a caminhões afeta 11 ruas de Pentecoste; alguns motoristas se sentem prejudicados

A fiscalização começou nessa sexta-feira (11), e o condutor desses veículos flagrado trafegando em desacordo com as normas estabelecidas no Decreto 06/2022.  O disciplinamento foi recebido com algumas críticas por parte dos motoristas.

📷Foto: LUAN RODRIGUES

A Prefeitura de Pentecoste por meio de Decreto Municipal emitido nesta quinta-feira (10) no qual dispõe da necessidade urgente de “disciplinar o tráfego de caminhões e carretas no perímetro urbano do município”. A medida visa proibir que veículos grandes e com excesso de peso transitem pelas vias centrais do município. O disciplinamento foi recebido com algumas críticas por parte dos motoristas.


O objetivo da medida é organizar o transito na cidade, dar mais segurança a população e preservar o patrimônio público, que em virtude do peso os mesmos danificam as ruas e promovendo prejuízo aos cofres públicos.


Outro ponto destacado pelo autor da proposta é que a lei trata é evitar o aumento na incidência de acidentes, poluição sonora e ambiental, transporte de cargas perigosas, além de evitar nos imóveis residenciais e não residenciais. Enfim, são muitos problemas que serão evitados, mas compete ao Executivo planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito em suas vias públicas.


Se sentindo prejudicados com o decreto, caminhoneiros procuraram nossa equipe de reportagem para manifestar sua indignação, diante das novas medidas de restrição de circulação impostas pela gestão municipal, que tem à frente o prefeito João Bosco. Pois o mesmo, determinou que fosse criada uma blitz na entrada da cidade com intuito de fiscalizar e manter o cumprimento das medidas impostas no Decreto 06/2022.


Na visão dos caminhoneiros, o decreto não condiz com a realidade. Pois apenas os profissionais que trabalham carregando cargas de areias retiradas das jazidas legalizadas, foram prejudicados. Eles alegam estar sendo perseguidos pelo gestor público.


Na manhã desta sexta-feira (11) nossa equipe esteve em uma Jazida de Areia legalizada pelos órgãos de controle, localizada na zona rural de Pentecoste. Os motoristas que prestam serviço a empresa dona da Jazida relataram que eles não podem ficar no prejuízo, pois esse é o único meio de sobrevivência que eles possuem, se pararem, suas famílias passarão fome. Além disso, a empresa onde nossa equipe visitou se sente lesada perante o novo decreto municipal, pois a mesma é totalmente legalizada, e não ver motivos para parar de funcionar e dispensar seus funcionários.


Um motorista reclama e diz que isso vai prejudicar a categoria e diminuir ofertas de trabalho. "Acho um absurdo, mas a corda só quebra para o lado do mais fraco", disse.


"Não somos contrários à logística de carregamento, mas é preciso adequá-la à mobilidade da Cidade. A medida permite um maior controle e disciplinamento do trânsito, além de garantir maior fluidez viária", reforçou um caminhoneiro.


O decreto

Assinado pelo prefeito da cidade, o documento informa que apenas veículos dos tipos caçamba, caminhos e carretas com peso bruto total igual ou acima de 04 toneladas ou comprimento igual ou superior a 4,30m podem circular pelas ruas e Avenidas da cidade, devendo estes, utilizar as vias secundárias para trafegar.


Porém, ficam excluídos do decreto, aqueles veículos com carga de mercadoria para abastecer o comercio da cidade, transporte de combustíveis e gás de consumo local, coleta de lixo, transporte de valores, produtos alimentícios e perecíveis, socorro médico e obras e serviços de emergência, execução de obras públicas, prestação de serviços públicos essenciais, mudanças, transporte de pesos, bem com os destinados a socorro de incêndio, salvamento e controle do trânsito.


Em caso de descumprimento, as autoridades policiais serão acionadas e os condutores terão seus veículos apreendidos e encaminhados para o Posto da Polícia Rodoviária Federal mais próximo, para averiguação do peso e dimensão do veículo, devendo o proprietário arcar com os custos decorrentes da ação.


Confira as ruas autorizadas para a circulação


> Estrada do Núcleo C e Cerquinha;

> Estrada do Núcleo F e Posto Agrícola;

> Estrada para Caixa d´agua da Santa Inês e Estrada do Novo Pentecoste;

> CE-341- Matadouro


Confira as ruas proibidas para circulação


> Rua Amancio Campelo e Artur Moreira de Azevedo;

> Rua Dr. Moreira de Azevedo e Antônio Carneiro;

> Rua: Vicente Feijó de Melo e Major João Martins;

> Rua Padre Sinval Facundo, Raimunda Soares de Oliveira e Gonçalo Sales Pessoa

> Avenidas Antônio Braga de Azevedo e Jucelino Kubestchek


Confira o decreto abaixo:






📷Fotos: Prefeitura Municipal de Pentecoste/ Redes Sociais

Acompanhe a reportagem completa gravada na manhã desta sexta-feira (11).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!