Escrivão da Polícia Civil morreu após criminosos obrigarem vizinha a ligar para vítima dizendo que a casa dele foi invadida, na Grande Fortaleza - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Escrivão da Polícia Civil morreu após criminosos obrigarem vizinha a ligar para vítima dizendo que a casa dele foi invadida, na Grande Fortaleza

A denúncia foi protocolada nesta quarta pelo promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto, respondendo pela 16ª Promotoria de Justiça de Caucaia, após análise do inquérito policial encaminhado ao Ministério Público.

Edson Silva Macedo foi morto com 13 tiros dentro de casa, em Caucaia, na Grande Fortaleza. — Foto: Darley Melo/SVM/Reprodução

O grupo sabia que a residência era de um agente de segurança e pretendia roubar a arma dele, segundo inquérito do Ministério Público do estado. O crime aconteceu no último dia 8 de janeiro, em Caucaia.


O escrivão da Polícia Civil, Edson Silva Macedo, foi assassinado após uma emboscada articulada pelo grupo criminoso responsável pelo crime. Os participantes obrigaram uma vizinha a ligar para Edson, informando que a casa dele, em Caucaia, estava sendo invadida, de acordo com informações publicadas nesta quarta-feira (9) pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), com base no inquérito da investigação.


Edson foi morto com 13 tiros na própria residência no dia 8 de janeiro de 2022. O MPCE ofereceu denúncia criminal contra quatro pessoas investigadas por envolvimento na morte. A denúncia foi protocolada nesta quarta pelo promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto, respondendo pela 16ª Promotoria de Justiça de Caucaia, após análise do inquérito policial encaminhado ao Ministério Público.


O inquérito narra que, dias antes da morte do escrivão, um dos denunciados revelou aos comparsas que a casa era de propriedade de um policial. A informação despertou interesse imediato dos investigados, que tramaram invadir o imóvel com o intuito de descobrir se havia alguma arma de fogo no local. Ao longo de várias invasões, enquanto o imóvel estava desocupado, foram furtados objetos da casa da vítima.


No dia do crime, os investigados exigiram que uma vizinha ligasse para Edson informando que o imóvel dele estava sendo invadido. O intuito era atrair o escrivão até o local para roubar a arma de fogo dele. Dessa forma, o escrivão foi até a residência e constatou o arrombamento. Enquanto isso, os investigados estavam à espreita, no lado de fora, e invadiram o imóvel, acarretando o latrocínio do agente.


“Conclui-se que as condutas delitivas dos acusados, revestidas de exacerbada frieza e violência, visaram atingir o próprio Estado, pois o escrivão Edson Silva Macedo foi covardemente assassinado por fazer parte das forças de segurança pública, de modo que a vida dele foi ceifada para que o grupo criminoso aumentasse o próprio arsenal e assim continuasse a difundir terror contra os moradores locais, silenciando-se as testemunhas e garantindo a impunidade”, destaca o promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto.


Denúncia contra o grupo


O documento do MPCE aponta quatro denunciados:


> Michael da Costa de Queiroz
> Edvan da Silva Rodrigues
> José Fábio de Matos Jacinto
> Carlos Roberto Oliveira da Silva; porém este morreu durante confronto policial.
> A denúncia fala ainda de mais quatro adolescentes


Com a morte de Carlos, o MPCE pediu para que fosse anexada a certidão de óbito, para que seja declarada a extinção da punibilidade dele.


Assim, as quatro pessoas foram denunciadas por:


Latrocínio (artigo 157, parágrafo 3º, inciso II, do Código Penal)
Organização criminosa (artigo 2º, parágrafos 2º e 4º, inciso I, da Lei 12.850/13)
Corrupção de menores (artigo 244-B, parágrafo 2º, da Lei 8.069/90)
Furto qualificado (artigo 155, parágrafos 1º e 4º, inciso IV, do Código Penal).
Provas testemunhais colhidas nas investigações demonstram, ainda, que os denunciados têm armas de fogo e integram organização criminosa.



g1ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!