Ceará investiga nove casos suspeitos da doença da "urina preta" - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Ceará investiga nove casos suspeitos da doença da "urina preta"

Síndrome de Haff, mais conhecida como "doença da urina preta", comumente relacionada a uma toxina presente em determinados peixes e crustáceos.

📷Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) investiga no Estado nove casos suspeitos da síndrome de Haff, mais conhecida como “doença da urina preta”.  Os números dizem respeito até o dia 21 de agosto e aguardam confirmação laboratorial da toxina presente em peixes possivelmente contaminados.


Conforme a Secretaria da Saúde cearense, dos nove casos suspeitos, quatro são homens e cinco são mulheres, com idade média de 51 anos. Os pacientes, que não pertencem à mesma família, foram internados em diferentes hospitais da capital cearense após ingerirem peixe da espécie arabaiana. 


De acordo com o Ministério da Saúde, a Doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em peixes como o tambaqui, o badejo, a arabaiana ou em crustáceos, como a lagosta, o lagostim e o camarão.


O peixe contaminado, mesmo cozido, pode desencadear a síndrome, e não apresenta gosto diferente do habitual. Nem todo peixe das espécies citadas é responsável pela infecção, que é considerada rara.


O que é Síndrome de Haff?

De acordo com a SMS, a doença da "urina preta", a Síndrome de Haff, é uma infecção bacteriana relacionada à ingestão de peixe cru ou cozido. A bactéria é transmitida através do consumo de uma toxina que fica na carne.


A doença é caracterizada pela destruição das proteínas musculares, provocando sintomas como a perda da força física, dor muscular, desmaios, febre e urina escura.


A forma como o animal é contaminado pela toxina que provoca a doença, no entanto, não é consenso entre especialistas. Alguns infectologistas dizem que a toxina é gerada pelo mau acondicionamento do pescado, mas outros afirmam que a toxina vem de algas consumidas pelo animal.


Sintomas da doença:

  • Urina cor de café;
  • Falta de ar;
  • Dormência;
  • Perda de força no corpo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!