Moradores da zona rural de Pentecoste cobram da prefeitura retomada da construção de açude - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Moradores da zona rural de Pentecoste cobram da prefeitura retomada da construção de açude

Obras estão paralisadas e caíram no esquecimento das autoridades municipais desde 2009. A penas buracos foram cavados no local.

📷Foto: Zé da Legnas/ Notícias de Pentecoste

A seca no Nordeste é um problema secular cujas consequências permanecem a mesmas desde a transferência da corte portuguesa para o Brasil, em janeiro de 1808. Em Pentecoste, há muitos problemas para levar água às comunidades rurais, o desemprego aumentou em função dos prejuízos causados na agricultura.


Em muitas localidades da zona rural do município os açudes, ainda é a principal fonte de abastecimento d’água das famílias do local. Na comunidade de Pedra Branca, uma construção de um açude para abastecer moradores da região se estende desde 2009, mas as obras estão abandonadas. Por lá, há muito tempo as famílias reivindicam a conclusão do aporte.


Nossa reportagem esteve no local registrando a projeto que nunca saiu do papel. Até porque nem todos os anos as chuvas na região não são tão generosas. Mas, por enquanto, só existem as reivindicações dos moradores. 


No local, só foram cavados vários buracos, cerca de 17 pelo menos. Acontece que esses buracos se tornaram em verdadeiras "armadilhas" para a população e os animais que habitam no entorno. Isso porque acaba ocorrendo um desnível no solo, e quando chove, os animais acabam caindo no local tendo bastante dificuldade para sair. Alguns podem não ter a mesma sorte e podem morrer afogados.


O empresário da região Wellington Lins, diz que muitos proprietários da comunidade tiveram prejuízos ao perder os animais vítimas de afogamento.


" Já morreram vacas de pessoas humildes que lutam, pedem dinheiro emprestado aos bancos para criar seus gados, já morreram cabras e continua essa buraqueira", afirma o empresário.


Acompanhe a reportagem no vídeo abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!