Ceará tem avanço da área de seca moderada no mês de março, segundo Monitor de Secas - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 24 de abril de 2021

Ceará tem avanço da área de seca moderada no mês de março, segundo Monitor de Secas

Ceará está entre os sete estados onde o fenômeno da seca ocorre em 100% do território.

Ceará tem avanço da área de seca moderada no mês de março. 📷Foto: TV Verdes Mares/Reprodução


O Ceará apresentou, no mês de março, avanço da seca moderada (S1) em direção ao litoral leste, que passou de 34% para 36% do território cearense em comparação ao mês de fevereiro, conforme a última atualização do Monitor de Secas, divulgada nesta sexta-feira (23).


Segundo o levantamento, esta é a maior extensão de seca moderada no Estado desde fevereiro do ano passado, quando 57,7% do território cearense enfrentou esse grau de severidade.


De acordo com o levantamento, permanecem os impactos de curto e longo prazo (CL) na porção central do estado e de curto prazo (C) nas demais áreas.


O estudo aponta ainda que o Ceará está entre os sete estados do país onde o fenômeno da seca ocorreu em 100% do território no último mês em comparação a fevereiro.


Os outros seis são: Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe. O Distrito Federal e o Espírito Santo são as únicas unidades da Federação sem o fenômeno.


Em termos de área com seca por quilômetros quadrados, o Ceará aparece em 11º lugar, com 148.826 km². A Bahia (567.295 km²) lidera a área com seca, seguida por Mato Grosso do Sul ( 357.125 km²) e Minas Gerais (355.436 km²), com base no território de cada unidade da Federação acompanhada.



O Monitor abrange as cinco regiões do Brasil, o que inclui os nove estados do Nordeste, os três do Sul, os quatro do Sudeste, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.


Conforme o Monitor, o Nordeste registrou uma piora na condição de seca em março. Entre os fatores que ocasionaram o fenômeno, estão as chuvas abaixo da média ao longo dos últimos meses, marcada pelo aumento das áreas com seca moderada e/ou grave em parte de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.


Tipos de seca

A seca fraca, segundo o Monitor das Secas, ocasiona a diminuição do plantio e crescimento de pastagens. Os municípios pertencentes a esta faixa começam a apresentar déficits hídricos prolongados e o plantio quase não são recuperados.


A seca moderada ocasiona perda de córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos, algumas faltas de água em desenvolvimento. A seca grave representa perda total das pastagens programadas, escassez de água e restrições de água impostas. E a seca extrema gera grandes perdas das pastagens e a escassez de água é generaliza.


A seca excepcional gera perda total das plantações, escassez de água nos reservatórios, córregos e poços de água, criando situações de emergência.


Sobre o Monitor

O Monitor de Secas promove o monitoramento regular e periódico da situação da seca, por meio do qual é possível acompanhar sua evolução, classificando-a segundo o grau de severidade dos impactos observados.


O projeto é coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA), com o apoio da Funceme, e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos.



G1CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!