Covid-19: veja a ocupação dos leitos de UTI e enfermaria em Fortaleza - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 11 de março de 2021

Covid-19: veja a ocupação dos leitos de UTI e enfermaria em Fortaleza

Confira os dados coletados às 7h30 desta quinta-feira (11).

Leito de UTI no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) 📷Foto: HGF/Divulgação


Veja a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais e unidades de saúde de Fortaleza, de acordo com dados da plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (Sesa-CE), cujos números foram coletados às 7h30 desta quinta-feira (11).

Das 11 unidades públicas disponíveis para atendimento mais grave de pacientes com Covid-19, que estão dispostas no IntegraSUS, três estão colapsadas, enquanto outras cinco estão com ocupação acima de 80%.

Leitos de UTI

Nome do hospitalTaxa de ocupação
Hospital Geral Dr. César Cals100%
Hospital Geral de Fortaleza80%
Hospital Dr. Waldemar Alcântara84%
Hospital Infantil Albert Sabin86%
Hospital Leonardo da Vinci90%
Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns44%
Hospital de Messejana100%
Hospital Universitário Walter Cantídio93%
Hospital São José100%
Instituto Dr. José Frota67%
Maternidade Escola Assis Chateaubriand22%
Total84%

O Hospital de Messejana continua sem vagas para atender novos pacientes em UTIs ou enfermarias, conforme a plataforma da Sesa. Só há 15 vagas de UTI no hospital referência no tratamento da Covid-19, o Leonardo da Vinci.

Leitos de enfermaria

Nome do hospitalTaxa de ocupação
Hospital Geral Dr. César Cals81%
Hospital Geral de Fortaleza93%
Hospital Infantil Albert Sabin81%
Hospital Leonardo da Vinci86%
Hospital de Messejana100%
Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns95%
Hospital Universitário Walter Cantídio69%
Hospital São José94%
Instituto Dr. José Frota90%
Maternidade Escola Assis Chateaubriand33%
Total85%

Nesta quinta-feira (11), os dados do IntegraSUS mostram que a cidade de Fortaleza está com 84% dos leitos de UTI ocupados, e 85% das vagas em enfermarias específicas. Esses números são de unidades abertas pela administração pública. Os dados do Hospital Geral Dr. Martiniano de Alencar não foram atualizados.

Se consideradas os hospitais particulares e as entidades sem fins lucrativos, Fortaleza tem ocupação de 86% nos leitos de UTI e de 88% nos de enfermaria. Contudo, o número de hospitais sem vagas sobe para sete unidades de saúde.

O estado sofre um aumento de casos e óbitos provocados pelo coronavírus, bem como vem apresentando lotação em UTIs e enfermarias voltadas para a doença.

A secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, afirmou que a quantidade de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza superou, em apenas três semanas, o número registrado no primeiro ano da doença. "As UPAs chegaram a exatamente nessas três semanas a atender nessa porta de entrada mais do que atenderam na primeira onda", disse.

A fim de frear o aumento de casos, óbitos e a saturação dos leitos de atenção, o governador Camilo Santana (PT) decretou o isolamento social rígido, nos moldes do que ocorreu entre maio e julho de 2020. Apenas os serviços essenciais deverão funcionar durante 5 de 18 de março. Academias, atendimento presencial em restaurantes e celebrações em igrejas de Fortaleza serão suspensos.


G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!