Saiba como deputados e senadores do Ceará reagiram às eleições da Câmara e Senado - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Saiba como deputados e senadores do Ceará reagiram às eleições da Câmara e Senado

Arthur Lira, líder do Centrão, assume a Câmara dos Deputados, enquanto Rodrigo Pacheco comanda, agora, o Senado Federal.

Momento do anúncio da vitória de Arthur Lira na presidência da Câmara dos Deputados  📷Foto: Agência Câmara


Na noite da última segunda-feira (1º), o Poder Legislativo ganhou novos nomes na sua liderança. No Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito com 57 votos dos 78 senadores. Já  na Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão, venceu a disputa contra Baleia Rossi (MDB-SP) com 302 votos.

Todos os dois parlamentares, que agora presidem as Casas, são apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro. A decisão no Senado, embora disputada, já estava relativamente estabelecida mesmo antes da votação. Já a da Câmara foi marcada, para além do confronto entre Lira e Rossi, pela disputa entre Bolsonaro e Maia.

O resultado das eleições gerou reações diversas nos parlamentares cearenses. O GCMAIS reuniu algumas das declarações que os políticos do Ceará já fizeram depois das eleições.

Senadores

O resultado da eleição no Senado Federal saiu por volta das 19h. Logo depois, alguns dos senadores cearenses se manifestaram, em geral desejando um bom mandato para o novo presidente, Rodrigo Pacheco.

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), mesmo tendo o direito de manter o sigilo do voto, optou por anunciar o apoio a Simone Tebet no momento em que colocava a cédula na urna.

“Além de prezar pelo diálogo, elemento fundamental para condução dos trabalhos, Simone Tebet demonstrou, quando presidente da CCJ, autenticidade para dar andamento às pautas de interesse do cidadão. Ela está preparada e disposta a conduzir o Senado Federal com foco nas reformas administrativas e tributária,” destacou.

Diante do resultado final, Girão se contentou em desejar “luz ao novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco”.

O senador Cid Gomes (PDT-CE) expressou-se de forma mais discreta sobre o resultado da eleição, mas se manteve no direito de não anunciar para quem entregou o voto. “Desejo sorte ao senador e acredito que ele marcará sua gestão por independência e por respeito às minorias que lá militam”, declarou o parlamentar.

Até o momento dessa publicação, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) não se pronunciou sobre o novo presidente do Senado. O GCMAIS procurou a assessoria do parlamentar, mas, no momento do contato, ele estava em viagem de retorno a Fortaleza.

Deputados Federais

A votação na Câmara dos Deputados foi bem mais acirrada. Por mais que a maior parte da bancada cearense tenha declarado voto ao candidato Baleia Rossi, diversos parlamentares comemoraram a vitória de Arthur Lira.

AJ Albuquerque (PP-CE) celebrou o resultado da eleição, afinal Lira é do mesmo partido que ele, o Progressistas. “A Câmara dos Deputados conta, agora, com um excelente líder!”, disse em publicação nas redes sociais. “Grande vitória para todos nós, parlamentares e brasileiros”.

O deputado Capitão Wagner (Pros-CE), que agora assume a liderança do seu partido na Câmara dos Deputados, anunciou que tinha votado em Arthur Lira, mas, até o momento, não publicou nenhuma manifestação sobre o resultado.

Domingos Neto (PSD-CE) já falava sobre o apoio a Arthur Lira há algum tempo e comemorou a vitória, ressaltando o fato do atual presidente da Câmara ser nordestino. “Lira é um parlamentar do Nordeste, alinhado com as necessidades dos nossos municípios e do nosso povo”, destacou.

O deputado federal Dr. Jaziel (PL-CE), que também já havia falado sobre o apoio a Lira, parabenizou o presidente da Câmara: “que juntos possamos cumprir os nossos papéis como representantes e proporcionarmos verdadeiras melhoras para o querido povo brasileiro”, ressaltou.

Heitor Freire (PSL-CE) não falou publicamente sobre quem foi o seu candidato, mas parabenizou Arthur Lira pelo resultado das urnas. “Que Deus te abençoe e dê sabedoria para conduzir nossos trabalhos nos rumos certos, em um momento que o Brasil tanto precisa. Deus no comando sempre”, declarou.

José Guimarães (PT-CE) publicou um protesto, acompanhado por diversos partidos, às decisões tomadas por Lira já no primeiro momento diante do cargo. O presidente da Câmara, como ato inicial após a vitória, desfez a eleição da Mesa Diretora, por anular um dos blocos e solicitar uma nova votação.

Já o deputado Júnior Mano (PL-CE) ficou com os colegas que congratularam o novo presidente. “Presidente Arthur Lira. Desejo-lhe sucesso. Nosso País merece o melhor”, disse nas redes sociais. Ele foi um dos parlamentares que declarou o voto em Lira.

Já o deputado Pedro Augusto Bezerra (PTB-CE) publicou uma foto ao lado do novo presidente da Câmara, ressaltando o seu apoio.

O deputado Denis Bezerra (PSB-CE) declarou publicamente o voto no candidato Baleia Rossi, falando que essa foi uma eleição marcada pela “oferta de cargos e verbas públicas em troca de apoio”. Ele não se manifestou após o resultado.

Célio Studart (PV-CE) não foi votar por ter sido diagnosticado com covid-19. Os demais parlamentares cearenses, até o momento da publicação desse material, ainda não haviam se posicionado sobre o resultado das eleições na Câmara.



GC Mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!