Mortes por Covid-19 chegam a 55 no Ceará; casos somam 1.425 - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Mortes por Covid-19 chegam a 55 no Ceará; casos somam 1.425

Os dados foram atualizados pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado, às 14h desta quinta-feira (9).

Por G1 CE


A grande maioria dos casos se concentra em Fortaleza e na Região Metropolitana — Foto: Sajjad Hussain / AFP

A Secretaria da Saúde do Ceará, através da plataforma IntegraSUS, divulgou, até as 14h desta quinta-feira (9), 55 mortes por Covid-19 e 1.425 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Ceará.

Fortaleza, que concentra a maioria dos registros, chegou a 1.265 casos confirmados da doença, tendo ultrapassando os mil na terça-feira (7). No total, a Covid-19 foi diagnosticada em 45 municípios cearenses.

Dos óbitos, 43 aconteceram em Fortaleza, enquanto os demais aconteceram nos 11 municípios a seguir: Eusébio (2), Aracati (1), Cariús (1), Caucaia (1), Farias Brito (1), Iguatu (1), Itaitinga (1), Jaguaribe (1), Maracanaú (1), Santa Quitéria (1) e Tianguá (1).


Além da capital, apresentam manifestações da Covid-19 as cidades de: Aquiraz (28), Maracanaú (20), Caucaia (18), Sobral (14), Horizonte (6), Quixadá (6), Iguatu (5), Itaitinga (4), Eusébio (3), Icó (3), Jaguaribe (3), Juazeiro do Norte (3), Aracati (2), Cariús (2), Ipueiras (2), Maranguape (2), Novo Oriente (2), Pacatuba (2), Santa Quitéria (2), Amontada (1), Beberibe (1), Canindé (1), Cascavel (1), Catarina (1), Crateús (1), Croatá (1), Farias Brito (1), Fortim (1), Guaraciaba do Norte (1), Icapuí (1), Ipaporanga (1), Itaiçaba (1), Itapipoca (1), Itapajé (1), Lavras da Mangabeira (1), Limoeiro do Norte (1), Mauriti (1), Mombaça (1), Pedra Branca (1), Pindoretama (1), Quixeramobim (1), Santana do Acaraú (1), Senador Pompeu (1) e Tianguá (1).

A plataforma IntegraSUS ainda registra outros oito casos confirmados sem informações sobre locais onde houve identificação da doença.

Bloqueios e calamidade pública

Pelo menos 5 cidades do Ceará determinaram o bloqueio de seus acessos para pessoas que não moram no município, nesta quarta-feira (8). Em Guaramiranga, Piquet Carneiro, Paracuru, Fortim e Beberibe apenas residentes ou pessoas que prestam serviços essenciais poderão cruzar as principais entrada das cidades. A medida é tomada em meio ao crescimento exponencial de casos do novo coronavírus no interior do Ceará.

Também na quarta, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou o estado de calamidade pública em 102 municípios cearenses. A votação aconteceu em regime de urgência, durante sessão virtual, com a presença de 35 parlamentares.

Botijões de gás

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (7) que vai comprar e distribuir 200 mil botijões de gás para famílias de baixa renda do estado. Camilo afirmou que 200 mil famílias vão receber um voucher para receber o produto. O projeto de lei que autoriza a doação foi aprovado nesta quarta-feira (8) na Assembleia Legislativa do estado. Os critérios para definir as pessoas beneficiadas serão divulgadas em breve, conforme o governador.

Camilo Santana afirmou que a distribuição será feita graças a uma parceria com a Nacional Gás e agradeceu ao diretor presidente do Grupo Edson Queiroz, Abelardo Gadelha Rocha Neto, pela parceria. "A Nacional Gás vai distribuir a preço de custo, sem nenhum lucro. Quero agradecer em nome do Abelardo Rocha, representante do Grupo Edson Queiroz."

Produção de máscara e geração de renda


Produção de máscaras cirúrgicas na Papuda, em Brasília — Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O governador afirmou ainda que vai lançar um programa que vai pagar pequenos produtores pela produção de máscaras. Ele explicou que o modelo a ser usado no Ceará será baseado no que já ocorre em Fortaleza.


"Qual o objetivo disso (o edital)? A gente vai gerar renda pra costureira e vamos proteger as pessoas que precisam ir pras ruas. É importante que as pessoas usem máscara, é uma recomendação nova. O ideal é ficar em casa. As pessoas que precisam sair, pra cumprir serviço essencial, precisam usar máscaras", recomendou.

Filas em bancos


Das quase 8 mil ocorrências, 3.891 referem-se a aglomerações de pessoas, como as vistas em frente a bancos em Fortaleza e em todo o Ceará — Foto: José Leomar/SVM

Camilo Santana voltou ainda a fazer apelo para que a população evite aglomerações, principalmente em filas de bancos, onde são registradas denúncias frequentes de multidão.

"Os bancos já disseram que são responsáveis pela fila dentro do banco. Da porta pra fora, não são. A gente faz um apelo para que os bancos, que ganham tanto dinheiro dos cearenses, colaborem, mantendo uma distância mínima, de dois a três metros", afirmou.

O governador disse ainda que vai recorrer a bombeiros e policiais para disciplinar as filas na entrada dos bancos do estado.

O decreto estadual foi publicado no dia 19 de março e havia sido prorrogado uma vez até o próximo domingo (5). Em seguida, o governador Camilo Santana resolveu adiar novamente o fim da quarentena, transferindo a data final para 20 de abril. O descumprimento das medidas prevê multa diária de até R$ 50 mil.

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!