Costureiras terão apoio para produzir 2,5 milhões de máscaras em Fortaleza - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Costureiras terão apoio para produzir 2,5 milhões de máscaras em Fortaleza

Edital da Prefeitura de Fortaleza será lançado até 15 de abril. Produtos serão destinados a profissionais que atuam em áreas essenciais do serviço público.

Por G1 CE

Edital vai apoiar produção de máscaras caseiras em Fotaleza — Foto: ISD/Divulgação


Cooperativas têxteis e costureiras individuais de Fortaleza devem produzir 2,5 milhões de máscaras com incentivo financeiro da prefeitura, para apoio nas ações contra a disseminação do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito Roberto Cláudio, em pronunciamento nas redes sociais nesta sexta-feira (3). O gestor diz que, além do suporte à saúde pública, a medida deve auxiliar na garantia de renda a empreendedores mais vulneráveis.

Fortaleza tem mais de 500 casos da doença e 16 óbitos, sendo uma das cidades mais afetadas do país pela Covid-19, causada pelo novo coronavírus. As máscaras serão utilizadas para conter o avanço do vírus na capital cearense.

Um edital para cadastro dos produtores será lançado até 15 de abril. Segundo Roberto Cláudio, os materiais serão destinados a serviços ambulatoriais, como agentes comunitários de saúde e de endemias, postos de saúde e Centros de Atenção Psicossocial (Caps).


As máscaras artesanais também serão distribuídas para outros serviços públicos que não interromperam as atividades, como limpeza urbana, Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), assistentes sociais e conselheiros tutelares. Elas também serão disponibilizadas em terminais de ônibus.

“Já estamos contatando cooperativas e costureiras individuais para que, ao longo de abril e maio, a gente tenha essas máscaras produzidas”, afirma Roberto Cláudio. “Mas reforçamos que nada substitui o isolamento social, que é a medida mais eficiente nesse momento do ciclo da epidemia da Covid-19.”

A medida faz parte de um pacote de ações de proteção social, que inclui ainda a distribuição de cestas básicas para famílias vulneráveis; a destinação de auxílio de R$ 100 mensais, por dois meses, para cerca de 17,5 mil ambulantes, feirantes e permissionários da Prefeitura; e a antecipação do pagamento de verbas do Edital das Artes.

As máscaras serão costurados em tecidos TNT e helanca, que servem como barreiras mecânicas contra gotículas capazes de transmitir o vírus. Em estabelecimentos privados da capital, como farmácias e supermercados, as máscaras têm estoque bastante reduzido ou até zerado.

Como fazer uma máscara caseira?

Confira como deve ser a confecção e a higienização das máscaras caseiras

Nesta quinta-feira (2), o Ministério da Saúde lançou um manual de como a população pode produzir suas próprias máscaras de tecido. “Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor”, explica a pasta.

Veja no vídeo acima como produzir a própria máscara, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!