Uso de loló é feito de forma "escancarada" no Pré-Carnaval, dizem frequentadores - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Uso de loló é feito de forma "escancarada" no Pré-Carnaval, dizem frequentadores

Drogas são inaladas em garrafas de água e latinhas de cerveja (Foto: Aurélio Alves/O POVO)
Moradores e frequentadores de áreas onde ocorrem o Pré-Carnaval oficial de Fortaleza, que teve início em janeiro deste ano e acaba neste domingo,16, denunciam o uso “normalizado” e bastante frequente de loló, droga caseira que pode causar leucemia e até morte. 

O loló é uma mistura de substâncias, segundo a professora de farmacognosia Mary Anne, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Diferente do lança-perfume, ele é feito de forma artesanal, misturando elementos como benzina, álcool, éter e clorofórmio, informa Mary Anne. A docente destaca que algumas pessoas chegam a misturar até mesmo gasolina durante preparo, colocando a droga em um recipiente para que seja inalada. Mary aponta ainda os jovens como principais usuários “durante festas”.

Segundo a estudante Myrella Almeida, frequentadora do Pré-Carnaval na Cidade, o uso no evento tem sido “normalizado”, sendo “bastante comum” encontrar alguém cheirando a substância, geralmente, em uma garrafa de água. A foliã de 22 anos destaca que o recipiente fica passando entre grupos, a “céu aberto”, e que , entre os polos que frequentou, percebeu um maior número de usuários no Mercado dos Pinhões.

Já Thiago Oliveira, folião do período, destaca que frequenta quase todas as festas e observa o uso do entorpecente mais frequente no polo da Praia de Iracema e no do Benfica. Ele alega que as pessoas inalam a substância com “naturalidade”, e se espanta com o número de usuários. “Percebo o uso de forma mais escancarada e mais abusiva do que em festas do mesmo período, que ocorreram nos anos anteriores”, relata.

A denúncia, no entanto, não é feita apenas por foliões. O movimento chama também a atenção de moradores dos polos onde o Pré-Carnaval oficial está acontecendo, uma vez que eles chegam a presenciar até mesmo o tráfico da droga. “Eu vejo uma galera vendendo no pré. Eles fazem a mistura na hora e vendem nas garrafas de cerveja. Os jovens consomem na tranquilidade, para quem quiser ver, é um absurdo”, informa uma local do bairro Benfica, que não quis se identificar. Ela pontua ainda que a rua fica “cheia de garrafas” no dia seguinte à festa.

Ao serem perguntados sobre o policiamento nos locais, os denunciantes foram unânimes ao afirmarem que não presenciaram ações de apreensão da droga. O frequentador Thiago ainda destaca que observa poucos profissionais de segurança nos polos que frequenta. “Tem sempre muita confusão e parece não existir essa preocupação dos jovens com o policiamento ao usarem inalantes”, pontua.

Procurada pelo O POVO, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) afirmou em nota que, além do policiamento natural na áreas onde o Pré-Carnaval ocorre, há um efetivo extra de 1.510 policiais militares e o adicional de guardas municipais. O órgão não respondeu quanto a apreensão do loló no evento e a denúncia do uso constantes nos locais, mas ressaltou que as ações para combater tráfico de drogas e posse de substâncias entorpecentes estão sendo intensificadas por meio de abordagens a pessoas e veículos, especialmente motocicletas, por serem “comumente utilizadas na prática de delitos”.

Considerado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como entorpecente, que causa dependência química ou psicológica, o loló pode resultar na detenção de um a três anos de quem o trafica, além de multa, segundo o Artigo de número 278 do código penal brasileiro. 

Da euforia ao risco de morte

Uma usuária, que preferiu não se identificar, informou ao O POVO que tem sido "muito fácil" comprar a droga durante o Pré-Carnaval de Fortaleza, principalmente no Benfica. “Os caras passam vendendo. Dependendo do canto, parece que você tá comprando uma coisa muito proibida, mas lá é muito mais fácil”, pontua. Sobre o motivo do uso, ela alega que faz por ter a sensação de euforia e sentir “ânimo durante as festas”, ainda que dure pouco. 

O sentimento é reforçado por outra usuária, que também pediu anonimato. Segundo afirma, o efeito no início da inalação é de uma breve “felicidade”, que “logo depois se transforma em alucinações, chegando até a causar desmaios”. Ela relembra que já sofreu um e que presenciou outras pessoas passando pelo mesmo, garantindo também que o uso “ajuda a fugir dos problemas”.

Essa sensação, no entanto, é “ilusória” e “perigosa”, segundo a professora de farmacognosia Mary Anne. A docente alerta para os riscos de saúde que o usuário corre, devido a absorção dos órgãos. “As substâncias são voláteis e fáceis de serem absorvidas. Elas chegam rápido ao pulmão e atingem o sistema nervoso central (SNC), sendo canalizada pelo fígado”, explica.

Devido a esse processo, os usuários correm o risco de desenvolverem sérios transtornos cardíacos e o potencial de que a droga cause danos hepáticos chega a ser "maior que o das bebidas alcoólicas", pontua Mary, completando: “a frequência de um coração saudável é de 75 batimentos por minuto. Após uso da droga, ela se eleva para até 180. O que deixa o órgão em uma situação de exaustão e pode ser fatal”.

A professora também alerta para a situação do SNC ao ser atingido pelas substâncias que a droga carrega. "Pode causar perda da memória, formigamento do rosto, zumbidos no ouvido, parada respiratória e convulsões que podem ser irreversíveis", destaca.

A docente afirma que a sensação curta de euforia, que faz com que a droga seja usada várias vezes, como foi relatada pelas usuárias, agrava ainda mais a situação. “Por ser breve o sentimento de êxtase, ele resulta em uma baixa de humor instantânea, fazendo com que o usuário repita constantemente o uso. O que pode piorar casos de depressão", pontua, alertando também para o fato de que "dependendo da composição, a droga pode aumentar o risco de leucemias na adolescência".

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!