Comparado a 2019, 2020 vai ter o dobro de feriados prolongados; Ceará pode ter mais - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Comparado a 2019, 2020 vai ter o dobro de feriados prolongados; Ceará pode ter mais

No Ceará, o feriado estadual de São José, em 19 de março, também cai em uma quinta-feira, o que tende a emendar a folga com o final de semana (Foto: Júlio Caesar/O POVO)
Neste mês de novembro, 2019 tem seu último feriado prolongado: é o 15 de novembro, data da Proclamação da República, que cai em uma sexta-feira. Ao longo do ano, os brasileiros puderam aproveitar, até agora, quatro feriados estendidos. Se pareceu pouco para os padrões nacionais, o ano que vem promete corrigir a contrariedade:2020 deve ter nove feriados prolongados!

Os nove feriados são nacionais e vão cair em segundas e sextas ou terças e quintas. No Ceará, o feriado estadual de São José, em 19 de março, também cai em uma quinta-feira, o que tende a emendar a folga com o final de semana. Se confirmada a emenda, os cearenses teriam dez feriados prolongados em 2020. No caso das datas que abrangem todo o País, o arranjo oficial deve ser apresentado até o fim do ano pelo Ministério da Economia, que absorveu a função do extinto Ministério do Planejamento.

Confira a lista completa:

Brasil

- Carnaval: 24 de fevereiro, segunda-feira (ponto facultativo)

- Paixão de Cristo: 10 de abril, sexta-feira

- Tiradentes, 21 de abril, terça-feira

- Dia do Trabalho: 1º de maio, sexta-feira

- Corpus Christi: 11 de junho, quinta-feira

- Independência do Brasil: 07 de setembro, segunda-feira

- Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro, segunda-feira

- Finados: 02 de novembro, segunda-feira,

- Natal, 25 de dezembro, sexta-feira

Ceará

- Dia de São José: 19 de março, quinta-feira

Mas o próximo ano também tem seus reveses. Em 2020, outros feriados nacionais caem em datas que impossibilitam prolongar a folga. O Réveillon, em 1º de janeiro, é uma quarta-feira. Já a Proclamação da República, 15 de novembro, um domingo. Em Fortaleza, o feriado municipal de Nossa Senhora de Assunção, 15 de agosto, cai em um sábado.

O calendário de folgas do brasileiro ainda pode sofrer alterações segundo projeto número 389/2016 analisado no Congresso Nacional. Uma proposta de lei analisada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado pode autorizar a “transferência” de feriados no meio da semana para as segundas. Segundo o texto, a data continuaria comemorada no dia tradicional, mas a folga decorrente, caso caísse em uma quarta-feira, por exemplo, seria transferida para a segunda. O projeto não inclui datas como Ano Novo, Natal nem Carnaval. A proposta foi aprovada na Comissão e enviada para análise da Câmara dos Deputados.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!