Igreja de 1935 tem muros e parte da estrutura derrubados para obras e revolta fiéis na Grande Fortaleza - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Igreja de 1935 tem muros e parte da estrutura derrubados para obras e revolta fiéis na Grande Fortaleza

Parte da estrutura da igreja foi derrubada para obras no Anel Viário — Foto: Reprodução/SVM
A Capela Nossa Senhora das Graças, que funciona desde o ano de 1935, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, teve parte de sua estrutura derrubada sem autorização para obras de duplicação do Anel Viário. Segundo religiosos, muros e grades foram derrubados nesta semana.

Conforme o superintendente da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira, a igreja será demolida completamente em data que ainda não foi definida.

De acordo com Quintino Vieira, superintendente da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Pasta responsável pelas intervenções, afirma que acordo para a demolição foi realizado entre a igreja e o Governo.

"Foi negociado com o padre no ano passado. Tudo que foi acertado anteriormente no ano passado será cumprido desde que o padre apresente a documentação do terreno da igreja confirmando que a Prefeitura de Maracanaú doou o espaço para a capela", afirma o gestor.

O acordado seria a construção de uma nova igreja. Quintino Vieira afirma que o único impasse é a documentação do terreno que ainda não teria sido apresentada pela diocese.

Segundo padre José Costa, atual pároco da igreja, o antigo padre responsável foi procurado pelos responsáveis pela obra para definir o futuro da capela, que funciona há 84 anos no local, e foi confirmado o acordo mas, de acordo com o religioso, nenhuma garantia foi dada.

"Há três semanas, vieram aqui pedindo autorização para a derrubada e eu falei que só ia permitir a partir do momento em que eu tivesse uma documentação de garantia nas minhas mãos. Para minha surpresa descobrimos que tinham derrubado", relata.

No entanto, o superintendente da SOP Quintino Vieira afirma que o local onde a igreja está é dentro de uma área pertencente ao Governo do Estado do Ceará, portanto sem necessidade de uma autorização prévia para demolições. O gestor pontua ainda que o padre e todos da igreja estão cientes da necessidade da entrega da documentação da terra.

Vieira afirma que ainda que a SOP vai colaborar com a igreja para resolver a situação "mais rápido possível"

Igreja sem missas há um ano

Segundo o padre José Costa e fiéis entrevistados pela reportagem na manhã desta sexta-feira (23), a Capela Nossa Senhora das Graças já não celebra missas há mais de um ano devido as consequências da obra como a sujeira e o barulho de máquinas, segundo frequentados

Fiéis sentem faltam da igreja no local. "Tem muita coisa envolvida e que está sendo prejudicada. Estamos nos movimentando atrás de algo que é precioso pra nós. Aqui [na igreja] são celebrados casamentos, batizados e muitas missas. Estamos tendo que ir para outras capelas", relata Edúlia Matias, confeiteira e moradora da região.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!