Idosa que frequenta Bienal do Livro do Ceará há 26 anos compra livros no evento para doar a grupos de leitura - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Idosa que frequenta Bienal do Livro do Ceará há 26 anos compra livros no evento para doar a grupos de leitura

Amante da leitura, Expedita Gonçalves ajudou a montar bibliotecas, entre elas, uma em Fortaleza e outra em Maranguape, na região metropolitana. — Foto: Diego Barbosa/ SVM
Professora "ainda na ativa", como ela mesma gosta de enfatizar, Expedita Gonçalves de Moreira Camilo, de 69 anos, se diz uma verdadeira apaixonada pela leitura. Tanto é que comparece à Bienal do Livro do Ceará desde a primeira edição, realizada ainda no extinto Centro de Convenções, em 1994.

A cearense afirma que mantém uma biblioteca em casa e ajudou a criar outras tantas. Entre elas, algumas localizada em Fortaleza e uma em Maranguape, na região metropolitana.

"Tem um grupo de leitura na Praça de Porangabussu em que eu vou lá toda quarta-feira e deixo revistas, gibis, livros, e saio fornecendo. Isso aqui que você está vendo é tudo para doação", fala, apontando para a sacola que carregava.

"Eu lembro que, já naquela época, tudo era tão grande, tinha tantos livros… Mas nada se compara ao que a gente encontra hoje aqui”, avalia, deixando escapar uma prática. “Faz muito também que vou até para o Sana Fest”, ri, citando uma famosa feira de cultura geek que acontece duas vezes ao ano em Fortaleza. “O que importa é estar entre livros”.

De fato, Expedita transpira amor pelas letras. Não à toa, além de ser figurinha recorrente em eventos literários, também é participante ativa de atividades envolvendo leitura e literatura. Ela conta que integra o Clube Ponto de Leitura Itinerante e tem um grande apreço por bibliotecas.

'Livro é como chocolate'

"Eu fico tão feliz de estar aqui, você nem imagina… Porque eu sou apaixonada pela leitura, sempre fui. Trabalho na escola com isso e já fiz até projetos para o estado ligados à literatura. Hoje, sou também convidada para dar oficina de leitura e escrita. E, quando estou nas escolas, a primeira coisa que digo é: 'Ler um livro é como comer um chocolate. Porque, quando você come um, quer outro, outro e outro. A mesma coisa é com o livro. E não para".

A conversa termina com Expedita elencando os nomes que leva sempre consigo. Diz que aprecia a cantoria de Geraldo Amâncio e Patativa do Assaré. Deste, em específico, guarda memória especial. "Quando criança, o via muito no Cariri. Tinha a serenidade e a beleza de quem tem sabedoria. De quem gosta de passear pela arte".

Programação

Com o tema "As Cidades e Os Livros", a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece até o dia 25 de agosto no Centro de Eventos, em Fortaleza, com pluralidade de atividades. No último fim de semana de realização, vai receber a escritora mineira Conceição Evaristo, um dos mais importantes nomes da literatura contemporânea, além de Ana Paula Maia (SP), Ivan Wolffers e Marion Bloem (ambos de Amsterdã), e Gonçalo Tavares (Lisboa).

O encerramento acontece no domingo (25), a partir das 20h, com apresentação dos Irmãos Aniceto, Marimbanda e Carlos Malta. Participa ainda a Banda Cabaçal Palmares. Até lá, mesas, lançamentos, bate-papos e saraus acontecem em todos os ambientes do Centro de Eventos.

Serviço

XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

Até o dia 25 de agosto, das 10h às 22h, no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz). Programação gratuita.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!