Seis cidades do Ceará racionam água, e abastecimento ocorre em dias alternados - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 18 de maio de 2019

Seis cidades do Ceará racionam água, e abastecimento ocorre em dias alternados

Em duas cidades do Ceará, famílias dependem de água distribuída em poços e caixas d'água — Foto: André Teixeira/G1
Apesar de um volume de chuva maior que nos últimos anos no Ceará, algumas cidades do estado ainda sofrem racionamento: Itapiúna, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Parambu, Pereiro e Piquet Carneiro fazem o abastecimento revezando as ruas que recebem água. Nesses municípios, a água chega às casas em dias alternados.

Em maio de 2018, 46 municípios cearenses estavam em situação similar. "Tivemos um bom inverno e uma boa recarga na maioria dos açudes", afirma o diretor de Negócios do Interior da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Hélder Cortez, o que reduziu o número de cidade com contingenciamento de água.

Os açudes que fornecem água para os sistemas de abastecimento dessas localidades, no entanto, não tiveram recarga. Pelo menos até a próxima quadra chuvosa, as seis cidades permanecerão em um quadro de racionamento, segundo Cortez.

Uso de poços

Maiores açudes do Ceará sofrem com seca quase total após anos seguidos de pouca chuva — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Já nas cidades de Monsenhor Tabosa e Pereiro, onde o sistema de abastecimento está completamente seco, o fornecimento de água ocorre exclusivamente por meio de poços profundos.

Mombaça, Monsenhor Tabosa, Pereiro e Piquet Carneiro já estavam em situação crítica há um ano e permanecem atualmente, mas ainda não há situação de contingenciamento. Para amenizar os efeitos da seca, as cidades recebem poços e adutoras.

"Implantamos adutoras, perfuramos e religamos mais poços profundos para que a cidade não fique sem abastecimento", afirma Hélder. Apesar das dificuldades, Hélder avalia que este é o melhor cenário dos últimos oito anos. "Tivemos alívio em muitos municípios e já chegamos a ter 50 cidades em situação de contingência de abastecimento no passado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!