Problema na Serrota pode afetar gravemente algumas comunidades de Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 2 de setembro de 2017

Problema na Serrota pode afetar gravemente algumas comunidades de Pentecoste

Na manhã deste sábado, 02 de setembro, estivemos no distrito Sebastião de Abreu, Serrota, para fazer uma reportagem sobre um assunto que tem deixado populares apreensivos, a mistura entre as águas de pelo menos dois esgotos e do rio.

O canal da localidade, que estava abandonado, passou a receber água do açude de General Sampaio, e o recurso está desaguando dentro de um esgoto. Após a contaminação, a água está seguindo para o abastecimento de comunidades ribeirinhas de Pentecoste. Ainda no local, há um segundo esgoto que passa pelo sistema de tratamento, que está inativo, e também chega ao Rio Curu. Pela lógica, a água do açude de General deveria chegar ao Escama-Peixe que ao sangrar levaria o recurso ao canal. No entanto, além do desperdício, o açude da Serrota está perdendo volume. Segundo informações, o reservatário baixou o volume em 14 cm no período de dois dias.

Quando a água está contaminada, não recebe tratamento adequado, deixa de ser um líquido vital e passa a ser nocivo, pois pode causar doenças como diarreia, febre tifoide, hepatite A, infecção intestinal, cólera e outras.

Preocupado com a situação, o vereador Kinzim encaminhou oficios à Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - Cogerh, buscou a Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece, e a Prefeitura Municipal. O parlamentar também alerta: "Faltam setenta centímetros para o açude chegar em volume morto e a população voltar usar água de poço profundo".


Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!