Mais jovens puxam desempenho de Cid - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Mais jovens puxam desempenho de Cid

Se dependesse apenas dos eleitores com 60 anos ou mais, a pesquisa apontaria para cenário de possível segundo turno. Entre os eleitores com nível superior, também haveria possibilidade de segundo turno, se a eleição fosse hoje

A pesquisa O POVO/Datafolha mostra que os mais jovens puxam o desempenho do governador Cid Gomes (PSB). Os índices do candidato pioram na proporção em que avança a idade dos eleitores. No segmento entre 16 e 24 anos, ele abre sua maior vantagem em relação aos oponentes: 52% das intenções de voto, contra 35% de todos os outros candidatos somados.

Já entre os eleitores com 60 anos ou mais, as intenções de voto em Cid caem para 37%. Os adversários somados atingem 39%. O que significa que, se a eleição fosse hoje e apenas entre esses eleitores, haveria segundo turno.

Lúcio Alcântara (PR) mantém percentuais constantes entre os mais jovens e os mais velhos, mas perde alguns pontos no eleitorado de idade intermediária. Tem 28% na faixa entre 16 e 24 anos, 27% no segmento que vai de 25 a 34 anos e mantém os mesmos 27% entre aqueles com 60 anos ou mais.

Mas seu percentual oscila para 24% no setor de 35 a 44 anos, e chega a 22% entre os que têm de 45 a 59 anos.

Para Marcos Cals (PSDB), os jovens são o ponto fraco, ao contrário do que ocorre com Cid. Entre os mais jovens, faixa que vai de 16 a 24 anos, o candidato do PSDB fica com 4% das intenções de voto, menos da metade dos 10% que obtém na faixa de 45 a 59 anos, seu melhor resultado entre as faixas de idade.

Escolaridade

Em relação à escolaridade dos eleitores, a situação mais apertada para Cid verifica-se entre aqueles que têm nível superior. Enquanto Cid tem 43%, os adversários somados têm 42%. Situação que aponta, nesse segmento, indefinição quanto à realização ou não de segundo turno, considerada a margem de erro máxima da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O desempenho da oposição entre os eleitores com maior escolaridade é puxado por Lúcio, que alcança seu melhor índice: 34%. Lúcio tem 8%, enquanto os demais não chegaram a 1%.

Já a situação mais confortável para Cid é entre aqueles com nível médio: 52% de Cid contra 35% dos adversários somados. Sendo 25% de Lúcio e 7% de Cals.

NÚMEROS

912

eleitores foram ouvidos pelo datafolha. a margem de erro para o total de amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos

Como é feita a pesquisa

A amostra da pesquisa, isso é, os locais onde foi aplicada, foram escolhidos por meso-região geográfica do Estado, levando em conta a divisão do IBGE. Inicialmente, foram sorteados os municípios a serem pesquisados – 40 no total.

No segundo momento, foram sorteados os bairros desses municípios nos quais foram aplicados os questionários, bem como os locais dentro desses bairros onde foram feitas as abordagens.

Definidos os pontos de passagem de pessoas onde os questionários seriam aplicados, os entrevistados foram selecionados aleatoriamente entre aqueles que passavam pelo local, observando-se cotas de sexo e faixa etária.

Os dados de sexo e idade levados em conta na definição da amostra são baseados nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o perfil dos eleitores, relativos a março deste ano, que apresentam a seguinte estratificação: 48% de homens, 52% de mulheres; 21% de eleitores entre 16 e 24 anos, 24% de eleitores entre 25 a 34 anos; 19% entre 35 a 44 anos; 20% de 45 a 59 anos e 16% de eleitores com 60 anos ou mais.

Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!