A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, nesta segunda-feira (3), um homem de 39 anos investigado por envolvimento em deslocamentos forçados de moradores no bairro José Walter, em Fortaleza, área pertencente à Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).
A prisão foi realizada no município de Jaguaretama, na AIS 20, após levantamentos de inteligência conduzidos pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP).
Segundo informações divulgadas pelo Governo do Ceará, o suspeito possui antecedentes criminais por homicídio, porte ilegal de arma, posse irregular de arma, organização criminosa, disparo em via pública e roubo.
📄 Leia a matéria completa no site oficial do Governo do Ceará
Combate ao “deslocamento forçado”
A prática de deslocamento forçado — quando moradores são obrigados a deixar seus imóveis sob ameaça ou coação — tem sido uma das principais frentes de atuação das forças de segurança estaduais.
Entre agosto e outubro de 2025, a PCCE já contabiliza 33 prisões relacionadas ao crime, além de 39 mandados de busca e apreensão cumpridos. Atualmente, 21 investigações seguem em andamento em todo o Ceará.
Operação Opus
Para intensificar o combate a esse tipo de crime, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) lançou, em 20 de outubro, a Operação Opus, que atua de forma integrada com a Coordenadoria de Inteligência (COIN) e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Nos primeiros 15 dias da operação, somente no bairro José Walter, oito pessoas foram capturadas.
Denúncias
A população pode colaborar com as investigações repassando informações de forma anônima e sigilosa pelos canais oficiais:
📞 Disque 181,
📱 WhatsApp (85) 3101-0181,
🌐 Ou através do site da Secretaria da Segurança Pública.
✍️ Por: Zé da Legnas – Blog Notícias de Pentecoste
📅 Publicado em 04 de novembro de 2025
🔗 Fonte: Governo do Estado do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário