O setor de Serviços, responsável por atendimentos públicos e privados, obteve o melhor desempenho. O Produto Interno Bruto é a soma dos soma dos bens e atendimentos produzidos e prestados pelos setores de Indústria, Serviço e Agropecuária.
📷Foto: Reprodução
Durante o primeiro trimestre deste ano, período que corresponde aos meses de janeiro, fevereiro e março, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 1,7% em comparação ao mesmo intervalo de tempo do ano anterior, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
O percentual está abaixo da média nacional. No mesmo período, o PIB do Brasil avançou 4%, impulsionado pela soja, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Produto Interno Bruto é a soma dos soma dos bens e atendimentos produzidos e prestados pelos setores de Indústria, Serviço e Agropecuária.
CENÁRIO ESTADUAL
O setor de Serviços, responsável por atendimentos públicos e privados, obteve o melhor desempenho. Com aumento de 2,24%, esta foi a atividade econômica que impulsionou o PIB cearense.
Enquanto a agricultura e pecuária, que compreende o plantio e cultivo da terra e a criação de animais, avançou apenas 0,56%.
Já a Indústria, que historicamente apresenta os piores resultados, registrou redução de -1,61%. É provável que este setor seja responsável pelo desenvolvimento do PIB do estado ser menor que o nacional.
PREVISÃO
O Instituto projeta que o PIB do Ceará aumente 1,94% neste ano. Porcentagem maior que a prevista para o cenário nacional, que deve avançar 1,94%.
Além do Ceará, mais dez estados brasileiros realizam o cálculo do PIB, são eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
jj
Nenhum comentário:
Postar um comentário