Conheça a criação de abelhas Jandaíra na comunidade de Lagoas das Pedras em Apuiarés - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Conheça a criação de abelhas Jandaíra na comunidade de Lagoas das Pedras em Apuiarés

Neste vídeo, o produtor mostrou seu meliponário deu detalhes de como a produção de balehas sem ferrão, pode se tornar uma grande fonte de renda familiar.

📷Foto: Reprodução

O blogueiro Zé da Legnas visitou na manhã de domingo, 18, em um meliponário de abelhas Jandaíras, localizado na Lagoa das Pedras, zona rural do município de Apuiarés, no interior do Ceará. Lá o blog Notícias de Pentecoste conversou com o apicultor Everardo. Ele que trabalha nesse área desde de 2005.


Neste vídeo, o produtor mostrou seu meliponário deu detalhes de como a produção de balehas sem ferrão, pode se tornar uma grande fonte de renda familiar.


Na entrevista, Everardo explicou que as Jandaíra são mais fáceis de criar e, como não possuem ferrão, não são agressivas e se adaptam bem ao manejo. Assim, crianças e até mesmo idosos podem atuar nos cuidados necessários para desenvolver a atividade, que dispensa o uso de macacões, fumegadores e outros equipamentos que encarecem a criação de abelhas.


LEIA TAMBÉMConheça o apiário da fazenda Boa Esperança em Apuiarés, no Ceará


"Uma das características das abelhas melíponas é a sua seletividade, pois polinizam apenas as espécies nativas. Por isso, a conservação se faz necessária, à medida que elas ocupam importante função na perpetuação da floresta e sua biodiversidade", disse o produtor.


O apicultor disse que em condições normais de clima e florada, a produção anual de cada enxame de Jandaíra pode chegar a 1,5l de mel. Com propriedades e composição nutritiva superior ao mel comum, um litro pode ser vendido por até R$ 120,00, podendo ajudar na geração de incremento à renda familiar.


Meliponários são chamados os locais onde são instaladas as colmeias de meliponíneos. É diferente de apiário, onde são instaladas as caixas das abelhas Apis Mellifera. Não existe um padrão para definir um bom meliponário. Assim as condições específicas de cada localidade e a criatividade do meliponicultor definem a busca pelos seus principais objetivos: dar conforto para as abelhas e facilitar o manejo do meliponicultor.


Assista a entrevista completa e saiba mais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!