De acordo com relatório final da ação, ficou “constatado o prejuízo efetivo de R$ 552.127,95, decorrente de pagamento indevido por preços superiores aos praticados no mercado nos anos de 2021 e 2022”.
Uma CPI constituída por vereadores do município de Aquiraz investigou supostas irregularidades na compra de alimentação escolar da cidade. De acordo com relatório final da ação, ficou “constatado o prejuízo efetivo de R$ 552.127,95, decorrente de pagamento indevido por preços superiores aos praticados no mercado nos anos de 2021 e 2022”.
A CPI decorreu da iniciativa de cinco vereadores, sendo eles: Ney Pires, Neide Queiroz, Francisco Carlos, Francisco Evandro e João Paulo Silva Dantas.
“A gente se deparou com a questão de sobrepeso, superfaturamento, não entrega de alimentos. A gente investigou apenas um lote, porque somos poucas pessoas. Todo o arcabouço do relatório foi enviado para todos os órgãos inerentes ao assunto, federais e estaduais, para que seja investigado. Tem, inclusive, que 30 toneladas de alimento foram compradas em em uma papelaria lá em Maranguape”, explicou o vereador Ney Pires, que é também presidente da CPI.
O documento foi enviado ao Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Ceará, Tribunal de Contas da União, Grupo De Atuação Especial De Combate Ao Crime Organizado e Procuradoria De Justiça Dos Crimes Contra Administração Pública e Ministério de Educação “para os fins de direito; bem como ao chefe do Poder Executivo”.
O MPCE informou que, por meio da Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça da Comarca de Aquiraz, recebeu na terça-feira (16) o Relatório Final da CPI, elaborado pela Câmara Municipal de Aquiraz. O material está em análise.
NOTA DA PREFEITURA
“O relatório apresentado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é frágil e superficial. A Comissão não se atentou a analisar os fatos e os méritos envolvidos. Em vez disso, pareceu que os vereadores da oposição tiveram um único objetivo de desgastar a imagem da gestão, seguindo uma prática conhecida pela população de Aquiraz”, expressa nota da Prefeitura de Aquiraz.
A nota destacou ainda que “a gestão já havia previsto que a CPI terminaria dessa forma. Em nenhum momento do relatório foram apontadas ligações diretas entre possíveis irregularidades e o atual gestor”.
JJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário