Ceará tem 50 açudes com volume acima de 90% - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 1 de abril de 2023

Ceará tem 50 açudes com volume acima de 90%

Os dados foram divulgados pela Cogerh nesta sexta-feira (31).
📷Foto: Reprodução

As chuvas registradas nos últimos dias têm garantido o abastecimento em 90% do volume de 50 açudes do Ceará, dos 157 totais, que são monitorados pela Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh). Desses reservatórios, 37 conseguiram atingir 100% de sua capacidade e alcançam o melhor índice desde 2013.

As bacias mais ao norte, como as de Acaraú, Coreaú e Litoral, registram volumes acima de 70% da capacidade. Já as bacias do Banabuiú, no sertão cearense, registram volumes inferiores a 17%, devido aos repetidos cenários de seca e faltas de chuvas expressivas dos últimos anos.

De acordo com a analista de gestão dos recursos hídricos da Cogerh, Krishna Martins, em entrevista ao Jornal Jangadeiro, atualmente a bacia do Alto Jaguaribe, no centro sul, possui quatro açudes sangrando e toda essa água vai em direção ao Açude Orós, o segundo maior do Estado.

“Nós temos quatro açudes sangrando em Orós, são eles: Quincoé, Caldeirões, Valério e Muquém. Isso é de extrema importância, pois ultrapassamos a cota de armazenamento em relação ao ano passado. Já o açude de Banabuiú, por exemplo, temos algumas relações boas também”, completou Krishna.

As águas provenientes dos açudes de Jatobá, em Milhã e Patu, em Senador Pompeu percorrem até chegar ao açude Castanhão.

“O açude Jatobá também tem açudes que não são monitorados de prefeituras municipais e sangram para outros açudes. Embora recente, é um grande progresso. O Patu também está sangrando em Senador Pompeu e, diretamente, leva água ao de Banabuiú”, disse o analista.

A Região Metropolitana, por exemplo, não recebe águas transferidas do Castanhão há 3 anos, devido aos volumes já acumulados nas bacias metropolitanas. Esse cenário deverá se repetir com a quadra chuvosa atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!