Neste ano, o reservatório alcançou o seu volume máximo após as chuvas que atingiram a região. As imagens divulgadas mostram a força da água jorrando, formando uma bela cachoeira.
O Açude São José, localizado a 19 km do centro de Boa Viagem, mais precisamente no distrito de Domingos da Costa, voltou a sangrar após as chuvas que atingiram a região nos últimos dias. Esse é o décimo sangramento do reservatório desde a sua construção em 1988, o que mostra a sua importância para as comunidades de São José Xique-Xique e Santa Maria.
O reservatório, que começou a ser construído em junho de 1987 e foi concluído em fevereiro de 1988, é abastecido por diversos rios e riachos da região, como o rio Tapera, Rio Santa Rita, Riacho Canguçu, Riacho da Onça e Riacho Moleques. Sua construção foi fundamental para garantir o abastecimento de água para a população local, além de contribuir para a agricultura e a criação de animais na região.
Desde sua inauguração, o açude São José já sangrou em dez ocasiões: em 1987, 1994, 2004, 2009, 2011, 2018, 2019, 2020, 2022 e agora em 2023. Em todos esses anos, a população celebrou o momento com muita alegria, pois o sangramento do açude é visto como um sinal de prosperidade e de fartura de água para a região.
Neste ano, o reservatório alcançou o seu volume máximo após as chuvas que atingiram a região. As imagens divulgadas mostram a força da água que jorrando e formando uma bela cachoeira. A população local está otimista e acredita que esse sangramento trará muitos benefícios para a região nos próximos meses, garantindo água para consumo humano e animal e contribuindo para a produção agrícola local.
Apesar da alegria do momento, as autoridades locais alertam para a importância de se manter a preservação do açude e do seu entorno, para garantir que ele continue cumprindo sua função de abastecer a população local e contribuir para o desenvolvimento econômico da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário