Açude Pereira de Miranda está com menos de 10% da sua capacidade total de armazenamento - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 6 de março de 2023

Açude Pereira de Miranda está com menos de 10% da sua capacidade total de armazenamento

O estado tem sete açudes com volume acima de 90% e 69 reservatórios com volume inferior a 30%.

Açude Pereira de Miranda em Pentecoste, no Ceará  📷Foto: LUAN RODRIGUES/ Notícias de Pentecoste

O açude Pereira de Miranda, um dos maiores do estado, que abastece o município de Pentecoste, na região Norte do Ceará, com população estimada em 37.853 habitantes, encontra-se atualmente, com apenas 8,37% da sua capacidade total de armazenamento. Isso representa aproximadamente 30,15 hm³. Sua cota está em 46,79 m e a vazão de perenizarão está em 60,00 L/s. Os dados foram atualizados nesta segunda-feira (6) e estão disponíveis no Portal Hidrológico da Cogerh. Abastecimento, contudo, está garantido.


Atualmente, o sistema hídrico cearense apresenta um cenário de atenção, mas confortável, segundo a Cogerh. Das 12 bacias monitoradas, apenas quatro estão com menos de 40% da capacidade: Banabuiú (9,57%), Curu (16,4%), Médio Jaguaribe (18,90%) e Sertões de Crateús (13,15%).


Situação dos principais açudes

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 19,59% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 45,36%. Já o Banabuiú se encontra com 8,97%.


Conforme boletim da Cogerh neste domingo, 5, o Ceará tem seis açudes sangrando: Caldeirões, Valério, Acarape do Meio, Germinal, Tijuquinha e Rosário. O estado tem sete açudes com volume acima de 90% e 69 reservatórios com volume inferior a 30%.


Balanço

Os açudes do Ceará encerraram fevereiro com 5,79 bilhões de metros cúbicos (m³) de água. O volume represado nos 157 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) representa um total 31,2% da capacidade do Estado. Esta é melhor reserva hídrica ao fim do primeiro mês da quadra chuvosa desde 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!