Elmano sanciona leis que criam programas de combate à fome e mutirão de cirurgias eletivas - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Elmano sanciona leis que criam programas de combate à fome e mutirão de cirurgias eletivas

Os programas são promessas de campanha do governador e considerados prioridades da gestão. A primeira-dama Lia de Freitas, a vice-governadora Jade Romero (MDB) e secretários estaduais estiveram presentes.

📷Foto: Reprodução

O governador Elmano de Freitas (PT) sancionou, nesta sexta-feira (17), as leis que autorizam o programa Ceará sem Fome e o Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na Rede Pública de Saúde. Os programas são promessas de campanha do governador e considerados prioridades da gestão.

“Nós temos pressa, para que nenhum irmão cearense passe mais tempo esperando cirurgia e sem comida na mesa”, declarou Elmano de Freitas durante evento no Palácio da Abolição. A primeira-dama Lia de Freitas, a vice-governadora Jade Romero (MDB) e secretários estaduais estiveram presentes.

CEARÁ SEM FOME

O programa que atuará no combate à fome e à insegurança alimentar no Estado terá a liderança da primeira-dama, Lia de Freitas. “Nós tivemos que unir muitas forças. Desde o processo de transição [governamental] estamos trabalhando com uma equipe de muitas secretarias, ouvindo muitas entidades, sociedade civil. Fizemos um processo o mais coletivo possível para que esse programa fosse implantado dentro dos 100 primeiros dias do governo”, ressaltou.

A iniciativa contará com a distribuição de um cartão alimentação, a criação de uma rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeição (USPRs) e a distribuição de itens de gênero alimentício, de higiene e limpeza, entre outros.

MUTIRÃO DE CIRURGIAS

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os procedimentos incluídos no mutirão serão realizados em cerca de 70 unidades de saúde, entre clínicas aptas a cirurgias de catarata, hospitais-polo e unidades estratégicas. As unidades serão selecionadas mediante chamamento público. Atualmente, cerca de 60 mil cearenses estão na fila de cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além das cirurgias, também serão realizados exames complementares e consultas especializadas no mutirão. As principais demandas de procedimentos são: remoção de vesícula, implante de prótese no joelho, cirurgia de correção das mamas, remoção de cálculos renais e cirurgia de catarata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!