Varíola dos macacos: saúde recomenda que grávidas puérperas usem máscaras - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Varíola dos macacos: saúde recomenda que grávidas puérperas usem máscaras

O documento recomenda o uso de máscaras e preservativos (em qualquer ato sexual) e que evitem o contato com sintomáticos. 

📷Foto: Reprodução

Em nota técnica, o Ministério da Saúde divulgou orientações para a proteção de mulheres grávidas, lactantes e com bebês recém-nascidos contra a varíola dos macacos. O documento foi publicado nessa segunda-feira (1) e recomenda o uso de máscaras e preservativos (em qualquer ato sexual) e que evitem o contato com sintomáticos. 


O órgão também alerta que a gravidade da doença pode ser mais grave em gestantes, crianças de até 8 anos de idade e imunossuprimidos. Por isso, segundo o documento, os laboratórios devem priorizar o diagnóstico dessas pessoas, “visto que complicações oculares, encefalite e óbito são mais frequentes”.


Em casos de sintomas suspeitos, o grupo de risco deve procurar ajuda médica. Para pacientes sintomáticos, a recomendação é manter isolamento por 21 dias e monitorar os sinais da doença. Caso persistam, a orientação é repetir o teste.


Nos casos de gestantes com quadro moderado ou grave de varíola dos macacos, o Ministério da Saúde recomenda que elas sejam hospitalizadas, “levando em consideração maior risco”.


A DOENÇA 


A varíola dos macacos é causada pelo vírus da Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. O infectado apresenta  febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos. Erupções podem surgir no corpo de 1 a 3 dias após o início da febre. A doença é transmitida por roedores e primatas.



JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!