Mulher cuida de mais de 40 gatos dentro da própria casa em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Mulher cuida de mais de 40 gatos dentro da própria casa em Pentecoste

A idosa que cuida dos animais informou a nossa equipe que já procurou ajuda dos órgãos municipais, porém, sem êxito. De acordo com ela, as autoridades foram omissos quanto ao caso.

📷Foto: Reprodução


Há quem diga que o cão é o melhor amigo do homem. Mas, se depender dos tutores brasileiros, o provérbio tem tudo para ficar desatualizado. Nos últimos anos, o crescimento da população de gatos tem sido maior do que de outros animais de estimação. Com a chegada da pandemia, a tendência se mostrou ainda mais forte. Segundo uma pesquisa da Comissão de Animais de Companhia (Comac), o número de adoções de gatos no Brasil cresceu 30% desde o início do isolamento social. Nesse ritmo, até 2030, o felino deve ser o pet mais popular por aqui.


Imagine morar em uma casa acompanhada de mais de 40 gatos. Essa é a realidade da dona Fransquinha, moradora da rua Antônio Carlito Barros Berrerril, no Bairro XV de Novembro, em Pentecoste-CE. O amor dela pelos gatos é tão grande, que abriu mão de sua casa que serve agora, de abrigo para os animais.


De acordo com a idosa, tudo começou com a chegada de alguns gatos, que se aproximou de sua residência em busca de comida, logo após, outros felinos foram se encostando na residência, somando mais de 40 gatinhos. O número de felinos continua aumentando.


Dona Francisquinha conta que está sendo bem difícil cuidar dos animais, isso porque ela não tem mais condições financeiras para arcar com a compra de ração e materiais de higiene. Ela conta que os felinos estão passando por necessidades. As despesas com higiene é alta. A idosa diz que todos os dias, ela gasta mais de 1L de água sanitária para manter o local limpo. A casa dela tem que ser limpa a todo momento, mesmo assim, já está incomodando a vizinhança o forte odor que saí da residência.


A Aposentada informou a nossa equipe que já procurou ajuda dos órgãos municipais, porém, sem êxito. De acordo com ela, as autoridades foram omissas quanto ao caso.


Agora, a idosa pede ajuda pede ajuda de donativos para que possa ser feita a compra de ração e de produtos de limpeza, além de processo de castração, para que os gatinhos parem de se reproduzirem.


Chamamos atenção das autoridades municipais pelo fato do caso já se tornar um caso de saúde pública. Em seu plano de governo, o prefeito reeleito no pleito de 2020, João Bosco (PDT) disse que instituiria uma política pública de proteção e bem estar animal no município de Pentecoste. Fato é que tudo não passou não passou até hoje, de mais uma promessa eleitoral. Tudo que os animais de rua não tem, é a atenção e saúde por parte do poder público. Na prática, as coisas acontecem bem diferente como consta no papel.


Em 2017, entrevista ao Blog Notícias de Pentecoste, o secretário do Meio Ambiente e coordenador do Centro de Endemias e Zoonoses, Daniel Gomes, disse que havia um projeto de um consórcio com São Gonçalo do Amarante e outros municípios da região para a construção de uma Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) que deveria ser construída no distrito de Croatá. Uma das atribuições da Unidade seria realizar ações, atividades e estratégias de controle, quando pertinente e necessário, de animais suscetíveis às zoonoses e que possam causar riscos a saúde pública. O fato é que três anos se passaram e o projeto não saiu do Papel até hoje.


Se você puder fazer uma doação para ajudar Dona Francisca a cuidar dos gatos, seja com alimentos ou produtos de higiene, por favor, entrar em contato com o número: (85) 9 9424-1803.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!