No sábado (23), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o atual surto de varíola dos macacos como emergência internacional de saúde.
O Ceará soma, até este domingo (24), 61 casos notificados de varíola do macaco. Destes, quatro pacientes tiveram o diagnóstico da doença confirmado, sendo três residentes de Fortaleza, do sexo masculino (35, 26 e 30 anos) e um do município de Russas, também do sexo masculino (43 anos).
Outros 31 foram descartados laboratorialmente, informou a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Entre os 26 casos em investigação, 23 são residentes do Ceará, dos municípios de:
Aracoiaba (1);
Barbalha (2);
Caucaia (2);
Crato (2);
Fortaleza (5);
Fortim (1);
Jaguaruana (1);
Juazeiro do Norte (3);
Quixadá (1);
Quixeré (1);
Russas (3);
Sobral (1).
Outros três suspeitos são viajantes do Rio Grande do Norte (1) e São Paulo (2). O perfil dos pacientes em investigação tem faixas etárias entre 13 e 70 anos, sendo 14 homens e 12 mulheres.
“Em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento”, explica a Sesa.
EMERGÊNCIA INTERNACIONAL DE SAÚDE
No sábado (23), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o atual surto de varíola dos macacos como emergência internacional de saúde. O anúncio foi feito pelo diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra 696 casos confirmados da doença.
PREVENÇÃO
De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as melhores formas de se proteger são o uso contínuo de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos.
JJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário