Governadora Izolda Cela entrega a 66ª base do CPRaio, Central de Videomonitoramento e conectividade em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Governadora Izolda Cela entrega a 66ª base do CPRaio, Central de Videomonitoramento e conectividade em Pentecoste

Sobre a expansão do CPRaio da PMCE, Izolda Cela destacou que a estratégia integra os investimentos do Estado para assegurar mais tranquilidade aos cearenses. 

📷Foto: Governo do Ceará


A população de Pentecoste, no Vale do Curu, agora conta com mais segurança e conectividade. Na manhã desta quinta-feira (23), a governadora Izolda Cela entregou uma base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), uma central de videomonitoramento e apresentou dois pontos de internet gratuita, via wifi, em praças na sede do município.

A solenidade também contou com as presenças do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Márcio Oliveira; do diretor de Tecnologia e Inovação da A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Marcos Antônio Marinho Russo; do prefeito de Pentecoste, João Bosco; e demais autoridades, entre deputados cearenses, oficiais e lideranças locais.

Sobre a expansão do CPRaio da PMCE, Izolda Cela destacou que a estratégia integra os investimentos do Estado para assegurar mais tranquilidade aos cearenses. “Assumimos esse compromisso de expandir o Raio para todo o Ceará. Fazemos isso com critério, porque precisa de profissionais. Em esforço permanente do governo ao longo desses sete anos, já são mais de 18 mil profissionais da Segurança Pública ingressando no serviço. Nisso, é preciso ter esse tipo de policiamento mais rápido [do Raio] para fortalecer as ações de repressão no combate ao crime”.

A base em Pentecoste contará com o efetivo de 23 policiais militares, dez motocicletas e uma viatura Raio caracterizada, fazendo o patrulhamento ostensivo no município e nas localidades mais próximas. O tenente Antônio Eudes da Silva comandará a unidade.

Aliado a isso, serão 15 câmeras de videomonitoramento espalhadas por Pentecoste, compondo conjunto com outras 64 centrais de videomonitoramento em todo o estado, com 3.624 câmeras no total.

“Segurança Pública se resolve com investimento permanente. Ampliando o Raio, fornecendo ao policial a melhor pistola, a melhor motocicleta, viaturas novas. Investindo em inteligência e tecnologia. E, principalmente, em valorização nos profissionais. A marca do Raio é resultado”, reforçou Sandro Caron, titular da SSPDS.

Em 2004, quando foi criado, o grupamento motorizado iniciou suas ações com foco no policiamento de duas rodas para um combate aos crimes mais rápido e preciso. O Governo do Ceará deu início ao processo de interiorização em 2015. Hoje, além da Capital, o Ceará soma 14 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 51 no Interior. Atualmente, o comando possui 2.854 policiais militares atuando em 66 municípios do Interior, RMF e na Capital, com auxílio de 1.757 motocicletas e 155 viaturas.

Para se tornar um raiano, a formação inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os policiais são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

A agente administrativa Gleuda Márcia, 30, saiu do distrito de Sebastião da Abreu para conferir a chegada do Raio. “Essa ação é muito importante também para minha localidade. Estou muito feliz, porque a gente vai ter mais segurança para trabalhar”, comemorou.

Pentecoste conectada a oportunidades

Além do reforço na Segurança Pública, os pentecostenses ganharam internet gratuita de fibra ótica, via wifi, por meio do Ceará Conectado, programa do governo estadual executado pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). Os dois pontos de Internet na cidade estão instalados na praça do CSU e na do Mercado Público.

Com isso, 52 cidades cearenses já estão contempladas com internet gratuita e rápida que, além de conectar o cidadão aos serviços públicos, abre portas virtuais para oportunidades de comunicação, emprego e renda. A governadora afirmou que a meta é levar a cobertura aos 184 municípios cearenses.

Para o estudante Nicolas Braga, 16, que fez login para ter acesso ao wifi da praça do CSU, o Ceará Conectado é muito importante para quem não tem Internet na casa. “As pessoas que não tem dinheiro para pagar internet podem vir aqui, é muito fácil. Os visitantes também podem se beneficiar”, disse.














📷Fotos: LUAN RODRIGUES

Governo do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!