Saiba quais são os riscos de usar o celular carregando na tomada; vídeo - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Saiba quais são os riscos de usar o celular carregando na tomada; vídeo

Na tarde desta terça -feira (04) dois jovens perderam a vida quando sofreram uma descarga eléctrica, na zona rural de Itapajé. 

📷Foto: Reprodução

Usar o celular enquanto está carregando é um hábito cada vez mais comum. Nos tempos atuais, o aparelho nos acompanha para cima e para baixo, até na hora de dormir ou de acordar. Mas há momentos, como esses, que devemos deixá-lo de lado. Por mais que seja raro de acontecer, mexer no telefone ligado na tomada pode causar choques e explosões.


Na tarde desta terça-feira (24) dois irmãos morreram após tomarem um choque elétrico na localidade conhecida como Alto de São Miguel, ao lado da BR-222, em Iratinga, na zona rural de Itapajé. Familiares contaram que eles levaram a descarga ao usar os celulares que estavam carregando na tomada.


De acordo com a Polícia Militar, que esteve no local, testemunhas disseram que escutaram um forte barulho, e quando foram até o interior da casa, os dois estavam caídos desacordados no chão da própria residência. Segundo a avó das vítimas, um forte estrondo foi ouvido no interior da casa, que se deu junto de um raio, seguido de um trovão escutado naquela região e todo o município.


As vítimas foram identificados como sendo João Anderson da Silva Mesquita, 17 anos, e José Gabriel da Silva Mesquita, 18 anos, ambos foram socorridos para o hospital municipal, mas já deram entrada na unidade sem sinais vitais.

É comum vermos as pessoas utilizarem seus aparelhos de celulares enquanto estão carregando a bateria na tomada, principalmente entre os jovens, que passam muito tempo conectados ao celular. Porém, esse hábito pode trazer sérios danos se não forem tomadas medidas de precaução.

O perigo é causado porque quando um aparelho está ligado na tomada, a bateria aumenta a temperatura automaticamente. Por isso, é necessário tomar cuidados para evitar o superaquecimento, que pode levar à explosão. O ideal é não utilizar o celular ou atender ligações se o aparelho estiver com condições de calor extremo.

Nesses casos, o carregador funciona como um transformador de energia e se falhar, pode acontecer uma descarga da rede elétrica e a pessoa levar um choque. O risco é maior ainda em dias de chuva devido a possíveis descargas elétricas intensas. Outra dica muito importante é não mexer no aparelho enquanto carrega se estiver com o corpo molhado.

Um levantamento feito pela Associação  Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostra que, só no primeiro semestre de 2021, foram registradas 10 ocorrências de choque elétrico causado no ato de carregamento, com 6 óbitos. Houve ainda 3 casos de incêndio por sobrecarga.

Especialistas consultados pela BBC News Brasil dizem que o risco existe, apesar de ser bastante reduzido caso o carregador e a bateria do celular sejam originais e estejam em bom estado de conservação. Esses aparelhos quando conectados na tomada podem provocar curtos-circuitos, choques e até mesmo explosões.

Além de evitar usar o celular enquanto carrega, uma série de práticas simples podem impedir que ele superaqueça e eventualmente exploda. São elas:

– Desligar durante a carga;
-Usar apenas carregadores originais, homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações);
– Tirar o smartphone da tomada durante chuvas fortes e de grande duração. A condição atmosférica gera descargas que podem representar riscos à segurança da rede elétrica;
– Jamais usar fones de ouvido com celular conectado à tomada;
– Nunca abafar o celular no momento do carregamento. Fazemos isso, por exemplo, quando deixamos ele embaixo do travesseiro;
– Não deixar o aparelho em locais úmidos;
– Retirar o carregador da tomada depois que completar a recarga;
– Fazer reparos constantes na instalação elétrica da residência.

Em caso de acidente, é preciso agir rápido:

– Chame uma ambulância ligando 192;
– Desligue imediatamente a fonte de energia do local;
– Afaste a pessoa do aparelho que está causando o choque usando uma madeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!