Roubos a banco chegam ao número mais baixo no Estado desde 2014 - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 8 de janeiro de 2022

Roubos a banco chegam ao número mais baixo no Estado desde 2014

Foram sete ocorrências registradas no Estado do ano passado, o melhor número desde o início da série histórica. Ataques contra instituições financeiras caem desde 2016.

📷Foto: SSPDS/ Reprodução

Os casos de roubos a instituições financeiras chegaram em 2021 ao patamar mais baixo já registrado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Desde 2014, quando a série histórica teve início, nenhum ano havia registrada tão poucas ações quanto o ano passado. Foram sete ocorrências. O anúncio foi feito pela pasta nesta sexta-feira, 7.


Os registros de roubo a bancos caem ano a ano no Estado desde 2016. Desde então, todos os anos haviam registrado os menores indicadores da série histórica. De 2018 para 2019 ocorreu a mais abrupta das reduções: de 41 casos, o Estado passou a registrar 14.


A SSPDS voltou a creditar a redução ao trabalho das forças de segurança, seja através do policiamento ostensivo, seja a partir de investigações. "Além disso, as ações integradas e os investimentos estratégicos da pasta cearense em inteligência e o reforço no policiamento de divisas contribuíram de forma significativa para a redução dos indicadores. É válido ressaltar, também, que o estabelecimento das estratégias é realizado com base em dados obtidos Supesp (Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública)”.


A SSPDS ainda destacou que a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), a quem cabe investigar essas ações, trabalha tendo como foco desarticulação e asfixia econômica de grupos criminosos especializados em ataques a bancos. "As prisões dos chefes desses grupos nos últimos anos foram fundamentais para que a atuação diminuísse em território cearense", diz a SSPDS.


O titular da DRF, Rommel Kerth, ainda destaca a troca de informações entre forças policiais como tendo impacto positivo nos indicadores. Ele também enalteceu o papel do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar, que realiza cerco nas divisas do Estado e tem atuação direta quando alguma ocorrência dessa natureza ocorre.


“Independentemente da positividade dos índices, nós, como Polícia de investigação, temos a obrigação de permanecer, perenemente, em busca daquelas pessoas e responsabilizá-las, mesmo que esses atos já tenham sido cometidos há alguns anos. Além da apuração imediata, utilizamos a apuração contínua para que os culpados possam ser responsabilizados”, declarou o delegado através da SSPDS.


Conforme levantamento disponibilizado pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, a última ação contra agências bancárias no Estado ocorreu em 5 de setembro, em Cedro (Centro-Sul do Estado). Na ação, criminosos invadiram o estabelecimento e arrombaram os cofres das agências.


Outras ações registradas pelo Sindicato em 2021 ocorram em Piquet Carneiro (Sertão Central), em 6 de julho, quando um carro-forte foi explodido; e em Amontada (Vale do Curu), em 28 de maio, quando um grupo criminoso sitiou a cidade, disparando contra as forças policiais e explodindo os cofres da agência.


O resultado vem a se somar a outras reduções registradas em 2021 no Estado referente a roubos. Na quinta-feira, 6, a SSPDS havia anunciado que, no ano passado, também o número de roubos de carga foi o mais baixo desde que a série histórica teve início, em 2009: 45 ocorrências. O número geral de roubos também caiu em 2021. Foram 48.141 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) registrados no Estado em 2021, redução de 10,8% na comparação com 2020.



OPOVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!