Açude Pereira de Miranda está com apenas 8,16% da sua capacidade total de armazenamento - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Açude Pereira de Miranda está com apenas 8,16% da sua capacidade total de armazenamento

Os dados atualizados nesta quinta-feira (16) são do Portal Hidrológico do Ceará, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Abastecimento, contudo, está garantido.

Açude Pereira de Miranda em Pentecoste 📷Foto: LUAN RODRIGUES

A cidade de Pentecoste, interior do Ceará, está sofrendo com a seca na região, com chuvas abaixo da média. O açude Pereira de Miranda, que abastece o município com população estimada em 37.900 habitantes, está com volume abaixo de 8,16%,  o que representa 46 milhões de metros cúbicos. Os dados atualizados nesta quinta-feira (16) são do Portal Hidrológico do Ceará, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Abastecimento, contudo, está garantido.


De acordo com dados do Governo do Ceará, Pentecoste está integrado à bacia do Curu e possui um clima tropical quente semiárido com chuvas de janeiro a abril. A maioria das bacias do Ceará está há anos abaixo da média.


Com situação delicada no açude Pereira de Miranda, a Cogerh está monitorando regularmente o manancial e estudando medidas para amenizar o atual quadro. Em caso de mais um ano de chuvas abaixo da média, nessas condições, alternativas devem ser trabalhadas, como perfuração de poços artesanais e adutoras. Em caso de extrema necessidade, a transposição seria uma alternativa, em último recurso.


Ceará


O Ceará possui apenas dois açudes volume acima de 90% da capacidade e outros 65 com volume inferior a 30%, de acordo com dados do portal hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) atualizados até esta segunda-feira (18). A situação deixa o estado em situação de alerta.


O volume geral dos reservatórios do estado hoje é de 24% da capacidade total ( 4 bilhões e 450 milhões de um total 18 bilhões que Ceará tem disponível.


Níveis no Ceará


Os maiores açudes do Ceará seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a região metropolitana de Fortaleza, tem apenas 9,82% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 24,68% do volume máximo.


O açude Banabuiú, terceiro maior do Ceará tem 8,85% da sua capacidade.


2021


Ceará começa 2021 com acúmulo hídrico de 25,8% nos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) — melhor percentual observado nos últimos sete anos. A situação esteve melhor que a atual no começo do ano pela última vez em 2014. O volume equivale a 4,80 bilhões de metros cúbicos (m³), sendo a capacidade total do sistema de 18,6 bilhões de m³.


Analisando o começo do mês de janeiro nos últimos seis anos, o acúmulo hídrico no Estado não chegou aos 20%. Na última década, o maior volume registrado na abertura de um ano foi em 2012, quando o Ceará atingiu 68% da sua capacidade hídrica total.


2020 teve melhor aporte hídrico desde 2012


Em 2020, os açudes cearenses receberam um aporte hídrico de 5,99 bilhões de m³ considerando dados até o mês de julho, o que corresponde ao melhor resultado desde 2012. O detalhamento está na última resenha diária de monitoramento, publicada no dia 30 de dezembro, e não inclui a Região Metropolitana de Fortaleza.


Praticar o consumo consciente de água durante o período de pandemia é um desafio, porém é um sinal de empatia e respeito com o futuro próximo. Será preciso repensar as formas de uso da água, evitando desperdícios e utilizando nova estratégias, como o reuso, para ter um consumo sustentável.


Sobre o reservatório


A barragem Pereira de Miranda, que está localizada no município de Pentecoste, no Estado do Ceará, a cerca de 85 km da cidade de Fortaleza. O manancial foi construído sobre o leito do rio Canindé , Sistema do rio Curu. É o maior açude da bacia hidrográfica do rio Curu com capacidade de 395.638.000 m³ após a conclusão da obra. Sua construção foi realizada pelo DNOCS sendo concluído em 1957. Com o passar dos anos devido a associação, sua capacidade foi reduzida a 360 milhões de metros cúbicos.


A bacia do rio Curu é composta pelo açude de General Sampaio, Caxitoré, Frios e o Pereira de Miranda.



Redação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!