O animal tem cerca de 2 metros de comprimento”, relatou o comandante do socorro.
Corpo de Bombeiros resgata cobra jiboia de barraca no quintal em Itaitinga. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará por meio da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/2ºBBM) resgatou uma cobra jiboia uma barraca no quintal. O fato ocorreu por volta das 9 horas da manhã deste domingo (3). O acionamento ocorreu pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25).
De acordo com o subtenente J Wilson, “no local, por segurança, para o resgate foi utilizado um pinção, um bombeiro militar prendeu o animal e o outro o retirou do topo da parece da barraca. O animal tem cerca de 2 metros de comprimento”, relatou o comandante do socorro.
Em síntese, a guarnição conduziu o animal resgatado e o soltou em seu habitat natural.
A jiboia-constritora
A jiboia-constritora, ou simplesmente jiboia é única no reino animal. Seu nome em inglês comum é o mesmo que seu nome científico. Também chamada de jiboia-de-cauda-vermelha, a jiboia é uma espécie de cobra grande e de corpo pesado e não peçonhenta encontrada no Hemisfério Ocidental, em toda a América Central e do Sul e em alguns locais ao sul da América do Norte.
Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais. Ano passado (2020), foram 5.217 animais resgatados. Este ano (2021), entre janeiro e setembro, foram resgatados 4.893 animais, em todo o Ceará.
A guarnição que resgatou a cobra jiboia foi composta pelo: subtenente J Wilson, soldado Lourenço, soldado R. Coelho, soldado J. Viana e o soldado Lauro, condutor operacional do veículo de emergência (COVE), na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 06 (ABTS 06).
Prevenção
Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha sempre distância do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucá-lo. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.
O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim, poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.
Como também, recomendamos que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações de acidentes. Os animais são curiosos e não tem noção do perigo.
CBMCE
Nenhum comentário:
Postar um comentário