Quem precisa fazer a prova de vida do INSS em setembro? Veja calendário - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Quem precisa fazer a prova de vida do INSS em setembro? Veja calendário

O segurado que não realizar a prova de vida no prazo terá o benefício bloqueado até a regularização da situação.

    📷Foto: José Leomar


Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que deveriam ter realizado a prova de vida em setembro e outubro do ano passado, terão de fazer o procedimento até 30 de setembro de 2021 para evitar que o pagamento seja suspenso. 

Existem duas formas de realizar a comprovação de vida: via aplicativo ou em uma agência bancária da instituição na qual o benefício é pago.

Só poderá realizar o processo online quem já fez a biometria no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). 

O novo calendário de prova de vida vai até agosto de 2022, devendo ser acompanhado por todos os beneficiários.

OBRIGATORIEDADE DO PROCEDIMENTO

Ainda no começo de julho, a Câmara dos Deputados aprovou a suspensão da obrigatoriedade da prova de vida em 2021 por conta da pandemia.

No entanto, o presidente Jair Bolsonaro vetou a suspensão da exigência de prova de vida até 31 de dezembro deste ano em razão da pandemia de Covid-19. Com isso, a prova segue obrigatória.

A prova deve ser feita anualmente nas agências do INSS ou nos bancos em que o segurado recebe o pagamento. O procedimento estava suspenso desde março de 2020, mas voltou a ser exigido em junho deste ano.

CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO DA PROVA DE VIDA DO INSS

Vencimento antes de ser adiadoNovas datas-limite
Até abril/2020Junho/2021
Maio e junho/2020Julho/2021
Julho e agosto/2020Agosto/2021
Setembro e outubro/2020Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021Novembro/2021
Março e abril/2021Dezembro/2021
Maio e junho/2021Janeiro/2022
Julho e agosto/2021Fevereiro/2022
Setembro e outubro/2021Março/2022
Novembro e dezembro/2021Abril/2022
Janeiro e fevereiro/2022Maio/2022
Março e abril/2022Junho/2022
Maio e junho/2022Julho/2022
Julho/2022Agosto/2022

ONDE FAZER A PROVA DE VIDA?

Há duas formas: via aplicativo ou em uma agência bancária da instituição na qual o benefício é debitado. 

Para o procedimento online (ver abaixo), só poderá realizar o processo quem já fez a biometria no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). 

Aqueles que não têm biometria deverão comparecer ao banco, com base no cronograma citado acima. Algumas instituições financeiras também permitem que a prova de vida seja feita por biometria (ver abaixo), nos caixas eletrônicos ou nos seus próprios aplicativos. 

Quando o segurado tiver de ir pessoalmente, deverá levar um documento de identidade com foto (RG, carteira de motorista ou a carteira de trabalho).

O QUE É A BIOMETRIA PARA PROVA DE VIDA?

A biometria para prova de vida é reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br. Ela está disponível apenas para beneficiários que já têm a biometria no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). 

QUEM PRECISA FAZER?

Todos que recebem benefícios por conta-corrente, poupança ou cartão magnético e que não realizam o procedimento há mais de um ano.

O QUE ACONTECE QUANDO ALGUÉM NÃO FAZ A PROVA DE VIDA?

O segurado terá o benefício bloqueado até a regularização da situação. 

COMO REGULARIZAR APÓS O BLOQUEIO?

Caso o pagamento só esteja bloqueado ou o benefício esteja suspenso, o beneficiário deve ir ao banco e realizar a prova de vida. Com isso, o benefício pode ser reativado e os pagamentos liberados. Em casos de cessação do benefício, a pessoa deve pedir a reativação do benefício pelo Meu INSS.

COMO FUNCIONA PARA QUEM MORA NO EXTERIOR?

O INSS ainda vai divulgar novas orientações e prazos para essas pessoas. Mas as provas de vida realizadas em representações diplomáticas ou consulares brasileiras no exterior ainda podem ser encaminhadas ao INSS. 

A prova de vida por procuração também é uma alternativa para beneficiários que moram no Exterior. 

COMO FAZER PELO CELULAR?

O procedimento utiliza a tecnologia de reconhecimento facial para identificar o beneficiário. Veja abaixo o passo a passo:  

  • Faça o download do aplicativo Meu INSS e, em seguida, o login; 
  • Uma mensagem avisando que chegou a hora de realizar a prova de vida deve aparecer, com um botão nomeado “Instale o Meu gov.br”; 
  • Clique em “Autorizações”, selecione a pendência e clique em “Autorizar”; 
  • Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular para tirar fotos e fazer vídeos. Escolha “Permitir”; 
  • O sistema também solicitará uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Informe; 
  • Em seguida, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O sistema solicitará que o usuário faça alguns movimentos; 
  • Uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída. 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!