Fiscais da Justiça do Trabalho realizam operação para combater o trabalho infantil no Ceará - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Fiscais da Justiça do Trabalho realizam operação para combater o trabalho infantil no Ceará

Quando existe o flagrante, o local é multado. 

📷Foto: Reprodução/ TV Verdes Mares

Auditores fiscais do Ministério do Trabalho flagraram crianças e adolescentes em situação de trabalhando infantil na Capital cearense e interior do Ceará. Os flagrantes aconteceram em Fortaleza, Pacajus, Sobral e Aracati.


Segundo os auditores fiscais, crianças e adolescentes trabalhavam em lixões, polimento de pedras, praias, empresas de reciclagem, extração de cana-de-açúcar e feiras livres. Durante a operação, foram realizadas 49 autuações. 


De acordo com o Ministério do Trabalho, entre os meses de janeiro e maio desse ano, já foram realizadas cerca de 61 fiscalizações, pelo menos 26 estão em andamento e 11 foram concluídas. 


Quando existe o flagrante, o local é multado. A multa inicial é do valor de R$ 402,53, por criança ou adolescente irregular encontrado, podendo atingir até R$ 2.012,66, quando o infrator for primário.


O que é trabalho infantil?

O trabalho infantil é uma atividade é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os não só de frequentar a escola e estudar normalmente, mas também de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades. Antes de tudo, o trabalho infantil é uma grave violação dos direitos humanos e dos direitos e princípios fundamentais no trabalho, representando uma das principais antíteses do trabalho decente. 


Dados

Em 2016, 152 milhões de crianças entre 5 e 17 anos eram vítimas de trabalho infantil no mundo - 88 milhões de meninos e 64 milhões de meninas.



Por Luan Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!