Cuidado com o golpe da vacina no Whatsapp; entenda - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 29 de maio de 2021

Cuidado com o golpe da vacina no Whatsapp; entenda

Bandidos telefonam para vítimas prometendo vacinas da Covid-19 e clonam WhatsApp; Ministério da Saúde alertou que não marca vacinação por telefone.

📷Foto: Reprodução

Criminosos estão aproveitando o início da vacinação contra a Covid-19 para aplicar golpes e clonar contas de WhatsApp, aplicativo de mensagem para Android e iPhone (iOS). No entanto, golpes que usam a promessa de imunização para roubar de dados de pessoas interessadas na vacina já ocorrem há dias. 


As tentativas de de clonagem de dados telefônicos não são novidades. Furtar, clonar redes sociais como é o caso do WhatsApp, também não. Atualmente, os criminosos agora estão usando supostas mensagens do Ministério da Saúde da vontade que a população tem de conseguir a vacina o mais rápido possível.


Aqui no estado do Ceará, a Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), ainda não recebeu nenhuma denúncia de pessoas que tivessem caídos nesse golpe, porém, existem relatos de abordagens que foram feitas por criminosos que tentavam enganar a população cearense.


Como funciona o esquema?

A mensagem chega pelo aplicativo de conversas instantâneas, o WhatsApp. O criminoso então, se identifica como um "funcionário" do Ministério da Saúde e diz que quer realizar o agendamento da vacina para a vítima, na sequência, pede um código de seis dígitos que é repassado por SMS ao telefone do usuário. É exatamente nesse momento, que ocorre o furto e a clonagem do aplicativo.


A mensagem verdadeira do Ministério da Saúde costuma ser enviada para o aparelho celular e para o WhatsApp pela plataforma Saúde Digital, mas não pede nenhuma informação ao usuário. 


Como se proteger

O código de ativação do WhatsApp enviado por SMS é pessoal e não deve ser compartilhado com outras pessoas. Com ele em mãos, os criminosos podem usar o seu perfil para falar com seus contatos e grupos ou para praticar crimes. Portanto, desconfie de contatos de empresas, órgãos e instituições e não compartilhe o código do WhatsApp com ninguém, especialmente se você não tiver solicitado ou se ele for pedido por pessoas desconhecidas ao telefone.


Outra recomendação é ativar a verificação em duas etapas nas configurações do mensageiro. O recurso é uma camada extra de segurança que solicitará uma senha de seis dígitos antes de abrir o perfil. Esse código será criado por você, logo, outras pessoas não conseguirão entrar na conta.



Por Luan Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!