Foto com idoso acamado de Apuiarés falecido há três anos é usado para dar golpes nas redes sociais - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Foto com idoso acamado de Apuiarés falecido há três anos é usado para dar golpes nas redes sociais

Quem comete esse tipo de infração poderá pagar multa e sofrer reclusão de um a cinco anos. Contudo, a pena depende da gravidade de cada caso. 

📷Foto: Reprodução

O contexto da pandemia levou golpistas a enviar falsas pesquisas ou mensagens anunciando prêmios ou ajuda financeira a pequenas e médias empresas.  

No Brasil, as tentativas de golpe envolveram diversos aspectos relacionados à pandemia, como o requerimento do auxílio emergencial do governo federal, contribuição para funerais e o cadastro para receber a vacina e o uso do recém lançado sistema PIX.

Circula nas redes sociais, uma postagem com um suposto pedido de ajuda para um senhor que teria falecido nesta segunda-feira (05). O pedido de ajuda vem através de um perfil falso em nome de "Roberto Soares". Segundo a publicação, ele informa em uma página de vendas e trocas em uma redes sociais, que teria recebido uma ligação do filho do idoso, informando sobre o falecimento do pai.

" É com extremo pesar que informo o falecimento do Sr. Raimundo hoje pela manhã 05/04. Recebí a ligação do seu filho Junior e a causas mortis não informada. "

Em seguida, o golpista relata que o filho do idoso teria lhe pedido ajuda para arcar com as despesas do funeral.

" Seu filho me pediu ajuda para o sepultamento, como muitos sabem a família é humilde e de pronto me dispus a ajuda-los "

O estelionatário então, passa a pedir ajuda aos internautas, passa informações para que depositem o dinheiro em uma conta e disponibiliza um número para contato do filho do aposentado e o endereço da família.

Print da postagem enviada pela neta do idoso  📷Foto: Divulgação


Quem aparece na foto acima é Raimundo Cândido da Silva (In Memorian), na época com 76 anos, era morador da comunidade de Vila Soares, no município de Apuiarés, e reside na rua Nossa Senhora da Saúde, casa de número 39. Seu Raimundo está acamado desde 2013, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). No dia 16 de julho de 2018 ele veio a falecer em decorrência da doença.


📷Foto: Arquivo/ Notícias de Pentecoste

A foto usada no crime foi tirada pelo Blog Notícias de Pentecoste, em uma matéria postada no dia 21 de maio de 2018, dois meses antes do falecimento do idoso. A reportagem abordava a denúncia da família que tinha deixado de receber atendimento médico domiciliar e passou a ter somente visitas mensais de uma enfermeira, além da falta ambulância para fazer o transporte do paciente até a unidade hospitalar.


LEIA MAISIdoso acamado em comunidade de Apuiarés sofre com a falta de atendimento médico domiciliar; Secretária emite nota


A neta do falecido, Brena Gomes, é quem tornou público o golpe aplicado uma pessoa que esconde atrás de um "fake" ou perfil falso nas redes sociais. Em uma postagem nas redes sociais ela alerta os internautas sobre o golpe.


Venho hoje aqui pra expor essa fake que estão pedindo dinheiro para a família do meu falecido avô. Ele faleceu no dia 16/07/ 2018. Nós da família não sabíamos disso e parece que já faz um tempo que este homem espalha isso. Me ajudem a divulgar. É muito triste ver que têm pessoas que se aproveitam dos outros, isso parte o coração de toda a família e queremos que a verdade seja divulgada. " Alerta a neta de Raimundo no Facebook.


O estelionato é um crime contra o patrimônio, no qual uma pessoa obtém para si ou alguém uma vantagem ilícita. Além disso, causa prejuízos à vítima. Ademais, esta vantagem deve ser obtida por indução ao erro, ou seja, através da utilização de artifícios para enganar a vítima. 

Segundo o Código Penal, o ato de “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento” é considerado estelionato.

Ou seja, o estelionato acontece toda vez que você engana outra pessoa. Além disso, deve haver o objetivo de levar vantagem sobre algo.

Quem comete esse tipo de infração poderá pagar multa e sofrer reclusão de um a cinco anos. Contudo, a pena depende da gravidade de cada caso. 

Em 2020, o Brasil foi o país mais atingido por tentativas de roubo de dados pessoais ou financeiros de pessoas na internet, prática denominada em inglês de phishing. Com essas informações, golpistas prejudicam a vítima de diversas formas, seja acessando recursos ou enganando pessoas se fazendo passar por ela ou familiares.

O levantamento foi feito pela empresa de segurança da informação Kaspersky sobre práticas de phishing e spam no mundo. De acordo com a companhia, entre fevereiro e março do ano passado, o número de ataques cresceu 120% no Brasil.


Por Luan Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!