Estudo prevê alta do PIB do Ceará em 3,6%, em 2021 - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Estudo prevê alta do PIB do Ceará em 3,6%, em 2021

A projeção foi feita com base no avanço do processo de vacinação e a consequente volta gradual ao ritmo normal das atividades econômicas.

📷Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nupe) da Universidade de Fortaleza (Unifor), mostrou que o Ceará deve registrar um avanço de 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no Ceará em 2021 e de 3,3% em 2022. A projeção foi feita com base no avanço do processo de vacinação e a consequente volta gradual ao ritmo normal das atividades econômicas.

Conforme a edição de março do boletim econômico do grupo, as altas são referentes ao chamado cenário provável. Mesmo após uma retração de 3,56% no ano passado, a projeção indica altas consideráveis diante do equilíbrio fiscal das contas públicas estaduais, que tem permitido o Executivo apresentar alto nível de investimento público em relação à Receita Corrente Líquida (RCL). Em 2020, o Estado realizou investimentos da ordem de R$ 2,48 bilhões, o equivalente a 11,3% da RCL. O percentual foi o maior entre os estados brasileiros pelo sexto ano seguido.

AVANÇO SUPERIOR AO NACIONAL

O crescimento de 3,6% no Estado é mais forte que o previsto para o Brasil no mesmo cenário (2,7%). O mesmo acontece em 2022, quando a economia local deve avançar 3,3% enquanto a nacional ficará na casa dos 2,3%. A previsão do Nupe é próxima ao prognóstico divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que estima alta de 3,55% no PIB cearense em 2021. Além de recuperar as perdas, o fluxo econômico local deve voltar ao patamar anterior à pandemia, com crescimentos superiores ao do Brasil, assim como tem acontecido nos últimos 10 anos.


Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!