Vídeo: barracas de permissionários encontram se jogadas de forma irregular em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 16 de março de 2021

Vídeo: barracas de permissionários encontram se jogadas de forma irregular em Pentecoste

As feiras livres de Pentecoste também sofrem alterações durante as medidas de isolamento social mais rígido para evitar a disseminação do novo coronavírus.

📷Foto: Divulgação/ Rede Sociais


Um decreto anunciado pelo governador Camilo Santana (PT) proíbe o funcionamento de feiras como medida para combater o avanço da Covid-19. As feiras livres e o comércio informal ainda estão proibidos pelo decreto de isolamento social do governo.

Permissionários do Mercado Público Municipal e entorno de Pentecoste, tiveram suas barracas retirados do local no final da tarde do dia 26 de fevereiro. A medida foi tomada como medida de enfrentamento ao coronavírus.

A Prefeitura removeu as estruturas de madeira e ferro, que encontram-se jogado em um terreno da prefeitura, que fica localizado na Rua Francisco Moreira, atrás do prédio de uma agência bancária no centro da cidade.

Ação da gestão, não agradou os donos das "tendas" e a população do município, que por sua vez, cobra uma explicação do poder público. Familiares de permissionários, chegaram a manifestar indignação através das redes sociais.

Os únicos comerciantes que continuam no local contam que precisaram se adaptar, passando a comercializar seus produtos até mesmo em casa.

Um feirante que trabalha no local há mais de 20 anos, conta que precisou buscar outras alternativas para manter parte de sua renda familiar e conseguir pagar suas despesas mensais. Ele afirma que teve que alugar um ponto comercial no centro, para comercializar seus produtos.

Essa não é primeira vez que acontece esse tipo de desrespeito com os autônomos na cidade. No dia 28 de março do ano passado, 2020, onde as barracas foram recolhidas pela prefeitura de Pentecoste por conta do decreto estadual, que suspendeu as feiras em virtude do isolamento social para evitar a propagação do Coronavírus.

A prefeitura de pentecoste chegou a fazer um processo licitatório para compra de barracas desmontáveis para a feira. Naquela época, a previsão de compra era de 100 barracas, cada uma com o valor de R$ 2.114,33. Total estimado é de R$ 211.433,00. Os equipamentos não foram adquiridos nem entregues até o momento.

Devido aos riscos de aglomeração, as feiras não foram incluídas no plano e ainda não têm data para liberação.

Esperada por vendedores e população, as feiras ficaram proibidas de funcionar desde o final do mês de fevereiro por um decreto municipal e no início do mês de março por decreto estadual em virtude do decreto de isolamento social para conter à pandemia da Covid-19.

Micro e pequenos empresários
Com produção e vendas paradas por conta das medidas mais rígidas necessária para conter a pandemia do coronavírus, pequenas empresários de Pentecoste têm enfrentado dificuldades para acessar linhas de crédito, pagar suas contas e evitar que as portas não fechem.

O impacto da pandemia entre pequenas empresas em Pentecoste poderá ter amplas consequências para a economia local.

Os feirantes e pequenos empresários de Pentecoste se quer foram chamados pela prefeitura para estabelecer estratégias que evitassem futuros prejuízos para o comércio local.


Nossa reportagem esteve no local no último sábado (13), e registrou imagens das barracas jogadas umas em cima das outras de forma irregular.


Por Luan Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!